22 maio, 2015

O título de um livro

"Eu faço uma lista dos títulos, depois que eu terminei a história ou o livro - às vezes, até cem. Então, eu começo a eliminá-los, às vezes, todos eles." – Ernest Hemingway
"O título vem depois, geralmente com considerável dificuldade. O título do trabalho frequentemente muda." – Heinrich Böll
"Eu nunca fui um homem de títulos. Eu não dou a mínima para o título. Eu chamaria este (livro) de "East of Eden" (A Leste do Éden, no Brasil), que é uma citação de absolutamente nada, mas tem duas grandes palavras e uma direção." – John Steinbeck
"Títulos em regra não importam muito. Muito bons autores quebram a cara no esforço de escolher um título." – DH Lawrence
"Quando eu preciso de um título eu vou geralmente reler a poesia de Hart Crane. Eu levo comigo uma cópia do trabalho de Crane quando viajo. A frase que me chama a atenção parece adequada para o que eu estou escrevendo. Mas não há nenhum sistema para isso." – Tennessee Williams
"Eu tenho uma ideia peculiar sobre títulos. Eles nunca devem ser, obviamente, provocativos, nem dizer nada sobre o assassinato. Eles devem ser bastante indiretos e neutros, mas a aparência das palavras deve ser um pouco incomum. (...) Quanto aos editores, eu me pergunto se eles sabem alguma coisa sobre títulos."– Raymond Chandler
First Things Last, Futility Closet

Nenhum comentário: