18 maio, 2015

JOGO DE DAMAS. Homem x Máquina

Chinook x Tinsley, Londres - 1992
O matemático Marion Tinsley perdeu apenas sete jogos de damas em uma carreira que durou 45 anos. Entre 1950 e 1995, ganhou o primeiro lugar em todos os torneios em que jogou. "Dr. Tinsley levou o jogo além do que qualquer outra pessoa poderia conceber", disse Charles Walker, fundador da "International Checkers Hall of Fame", para a revista "Sports Illustrated", em 1992. "Ninguém se atreve a pensar que poderia vencê-lo".
Seu último e melhor adversário foi uma máquina, Chinook, projetada pelo cientista da computação Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, Canadá. Quando a American  Checkers Federation não permitiu a participação da máquina no campeonato de 1990, Tinsley renunciou ao título de campeão e aceitou jogar contra ela.
Ele venceu por 4-2, com 33 empates. Em um jogo, depois que o computador tinha jogado seu 10º movimento, Tinsley disse: "Você vai se arrepender disso." Chinook foi derrotado 26 movimentos mais tarde e, na análise que se seguiu, Schaeffer descobriu que Tinsley tinha planejado 64 movimentos à frente para encontrar a única estratégia vencedora. (Quando perguntado sobre a fonte de sua vantagem, Tinsley, que era um pregador leigo, disse: "Eu tenho um programador melhor: Deus".)
Mas a máquina continuou a melhorar, e a saúde de Tinsley começou a falhar. Ele teve que se retirar, após seis empates em sua revanche de 1994, e morreu de câncer do pâncreas pouco tempo depois, aos 68 anos.
Chinook, desde então, resolveu o jogo. Após 18 anos de aperfeiçoamento, o programa evoluíra para não perder mais em qualquer situação. Em princípio, pelo menos, o computador agora é invencível. O melhor que um ser humano pode esperar é um empate.

A Jump Ahead, Futility Closet |  Chechers, solved!, IEEE Spectrum

N. do E.
As damas são um jogo de empate, ou seja, sempre terminará em empate se ambos os adversários realizarem as jogadas corretas.

Nenhum comentário: