14 abril, 2015

Eduardo Galeano (1940-2015)

Eduardo Galeano morreu aos 74 anos, nesta segunda-feira (13), em Montevidéu, Ele estava internado em um hospital na capital uruguaia devido a complicações de um câncer de pulmão, que já havia sido tratado em 2007. Ensaísta, historiador e ficcionista, Galeano publicou mais de 30 livros, quase todos traduzidos no Brasil.
O seu livro mais conhecido, "As veias abertas da América Latina", foi escrito quando ele tinha 18 anos. O livro traça a história da colonização e da exploração do continente pelos europeus.
Ao instalar o júri do 53º prêmio Casa das Américas, em Havana, Eduardo Galeano afirmou que a "obediência" aos poderosos pode ser "a penitência" da América Latina, mas não o seu "destino".
O seu corpo será velado hoje (14) no Salão dos Passos Perdidos, no parlamento do Uruguai.
Citações de Galeano transcritas no Blog EM
"A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que não a alcançarei. E que, se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais eu a busco, menos a encontrarei. Porque ela irá se distanciando à medida que eu tente me aproximar dela. Boa pergunta, não? Então, para que ela serve? A Utopia serve para isso: PARA CAMINHAR." (O Direito ao Delírio)
"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas." (Solidariedade)

Nenhum comentário: