22 abril, 2015

A dificuldade para prever os tornados

A formação rápida dos tornados foi o motivo para que o fenômeno que atingiu Xanxerê, no Oeste catarinense, na tarde de segunda-feira (20), não tenha sido previsto com antecedência. Confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tornado deixou cerca de mil pessoas desabrigadas e causou a morte duas pessoas.
"Esse tipo de precipitação é muito rápida, se forma em poucos minutos, o que torna de difícil previsão", explica Rogério Rezende, meteorologista do Inmet. "Países com alta incidência de tornados possuem equipes que, às vezes, conseguem antecipar sua ocorrência, mas é preciso monitorar dentro da nuvem", aponta Rezende.
Outro meteorologista, Lúcio de Souza, também do Inmet, falou sobre o assunto à GloboNews. "O tornado é talvez o elemento meteorológico mais difícil de prever. Você pode prever uma tempestade severa, como foi feito", explica Souza. De acordo com o especialista, 98% das grandes tempestades não geram tornados.
O Inmet informa que os ventos que formaram o tornado em Xanxerê podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h, já que derrubaram ao menos 5 torres de energia que suportariam até 200 km/h. A estação da entidade localizada no município registrou ventos de 84 km/h, porém, fica longe dos bairros onde ocorreu o tornado.
De acordo com o Inmet, foram emitidos avisos de que haveria condições climáticas severas no dia, com tempestades atingindo o oeste de Santa Catarina. Somente em 2015, 42 alertas como este foram realizados na região Sul, mas apenas este culminou em tornado.
Fonte: Rafael Miotto, do G1
A Alameda dos Tornados
A Tornado Alley (em português, "Alameda dos Tornados") é um termo comum para designar a região central dos Estados Unidos que cobre os estados ou parte dos estados onde ocorrem frequentemente tornados. Inclui as terras baixas que circundam o rio Mississippi, o rio Ohio e os vales do rio Missouri, bem com o sudeste dos Estados Unidos. Embora nenhuma região dos EUA esteja totalmente livre do fenômeno dos tornados, estes são bem mais frequentes na Alameda dos Tornados.
Esta abundância dos tornados na região é tornada possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.
Estatisticamente, a maioria dos tornados americanos produz-se no Texas. Pelo critério da superfície terrestre atingida, é a Florida que tem o mais forte índice de episódios de tornados mas a maior parte destes são fracos. O Oklahoma tem a maior taxa de grandes tornados super-destruidores. [1]
Os EUA figuram com 15 tornados na lista elaborada pela Wikipédia dos 42 tornados mais mortais no mundo. [2] O tornado de Joplin, Missouri, que aconteceu em 22 de maio de 2011, é o mais recente da lista. No rastro de sua destruição, deixou 162 mortos e 1.150 feridos. [3]
Fonte: Wikipédia [1] [2] [3]
Vídeo
Caleb Pence James e sua noiva Candra não deixaram que um tornado qualquer atrasasse os seus votos de casamento em uma cerimônia perto de Harper, Kansas, EUA.
In: O tornado não foi um transtorno

Nenhum comentário: