06 novembro, 2013

A TV Lenta da Noruega

A Noruega tem, para os padrões internacionais, preferências um tanto excêntricas para a sua programação de TV. Alguns meses atrás, mostrou um programa de 12 horas de um fogo queimando em uma lareira. Também mostrou um passeio de trem de 8 horas e uma gravação de 134 horas de uma viagem de navio de cruzeiro pelo Ártico.
Agora, a rede NRK pretende dedicar a metade de um dia ao tricô. Mas este tema será apresentado mais rápido do que você imagina. A equipe responsável por este programa especial na Noruega planeja estabelecer um novo recorde mundial para a tosquia de uma ovelha ao vivo, cardar a lã, transformá-la em linha e, em seguida, tricotar um suéter. É o chamado desafio "da ovelha ao suéter". O recorde atual nessa categoria – que é de 4 horas e 51 minutos – pertence à Merriwa Jumbucks, da Austrália.


Rune Moklebust, o diretor do programa, chama esse tipo de abordagem de TV lenta. Ele foi entrevistado por Rachel Martin, da National Public Radio (EUA):
[...]
MARTIN: O programa do tricô está prestes a acontecer. Você pode nos dar alguma previsão? O que nós podemos esperar para ver?
MOKLEBUST: Nas primeiras quatro horas e meia, falaremos sobre o tricô em todos os aspectos, ou quase todos, porque não cabe tudo no pouco tempo disponível. Por volta da meia-noite, vamos alterar o andamento do programa para um ritmo menos agitado, se for possível.
[...]

Poderá também gostar de ver
A TV Muro do Brasil

NB – O blogue EntreMentes também já deu um show de tricô, mas não foi em tempo real.

Nenhum comentário: