05 setembro, 2011

O Titanic da Ásia

Todo mundo se lembra do RMS Titanic como cenário de uma das piores tragédias da história marítima. Após o  "inafundável" navio colidir com um iceberg, em 15 de abril de 1912, mais de 1.500 pessoas perderam as vidas. Infelizmente, já houve outras tragédias marítimas muito piores. Como a que aconteceu com o navio alemão Wilhelm Gustlof, bombardeado em 30 de janeiro de 1945 por um submarino soviético, que afundou no Mar Báltico causando a morte de 8.000 pessoas.
Em tempos de paz, a pior tragédia marítima ocorreu no choque do ferry filipino MV Doña Paz com o petroleiro MT Vector, em 20 de dezembro de 1987, no Estreito de Tablas, nas Filipinas (imagem ao lado). Produziu acima de 4.000 mortes. Apesar de ter a capacidade oficial de 1.500 passageiros, o Doña Paz estava sobrecarregado de pessoas que haviam comprado passagens de forma ilegal, como reconheceram depois os órgãos oficiais que apuraram as causas dessa tragédia.

Fonte
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pós-escrito
Recebo do desenhista e tradutor Jesper, radicado em Fortaleza, uma correspondência em que ele discorda da ilustração da postagem. Para ele, a foto acima NÃO É do MV Doña Paz. Conferindo na internet, eu encontrei resultados conflitantes: alguns sites julgam ser de Doña Paz, outras, de Maria Carmela. Pelo material que Jesper me enviou, acho que ele tem razão. Mas, por via das dúvidas, mantenho a imagem anterior e acrescento outra. Esta (ao lado) é sem dúvida uma foto do MV Doña Paz (Fonte Wikipédia), que foi tirada três anos antes do sinistro. O navio está todo asseado e perfumado, esperando os visitantes de domingo.
O presidente Abraham Lincoln tinha razão quando dizia aos soldados da União para não acreditarem em tudo que vissem na internet.

Nenhum comentário: