31 agosto, 2009

No ar

Há alguns anos alguém criou este troço chamado air guitar. Que consiste em tocar guitarra... sem ter a guitarra. Com o praticante a fazer gestos, muitas vezes exagerados, como se estivesse a solar uma música de heavy metal, por exemplo. E isto para um público que, pasmem vocês, em geral se entusiasma com ele.
Não se sabe muito bem como o fenômeno começou, uns falam que teria sido em clubes londrinos.
O blog El Mundo Está Loco tem uma teoria para explicar a sua origem:
Começou quando um guitarrista - que estava a tocar de verdade - teve o seu instrumento subtraído por alguém que entrou em cena. Mas o guitarrista, de tão drogado que estava, nem deu pela coisa. E continuou a "tocar" para uma audiência que, igualmente drogada, continuou a incentivá-lo. Terminando esse memorável concerto com o guitarrista detido numa delegacia (até que ficasse bom da tendinite).
E o que parecia uma zombaria de dimensões cósmicas virou um fenômeno de massa. Assim é que, desde 1996, acontece anualmente um campeonato em que são escolhidos os melhores "aeroguitarristas" do mundo.
O gênero, além de tudo, serviu de fonte inspiradora para um outro fenômeno: o air sex. Que surgiu recentemente no Japão, o país que, segundo dizem, reúne o maior número de parafilias por metro quadrado.
No air sex, que é também uma espécie de performance, o adepto pratica suas fornicações com o ar. Ou, para não parecer que está maluco, com alguma mosca imaginária.

Pesquisando no YouTube, os interessados podem encontrar muitos vídeos relacionados com "air guitar" e "air tube".

Nenhum comentário: