01 agosto, 2009

Lobato e Segall

1
Algum tempo após ter escrito o "No velório, só finório" é que tomei conhecimento de outro conto, de Monteiro Lobato, em que a idéia central foi semelhante. Trata-se de "Herdeiro de si mesmo", escrito por ele em 1939 e publicado em seu livro "Negrinha".
Sorte minha eu não ter lido o conto de Lobato antes. Saber que o assunto já fora abordado pelo genial escritor teria exercido um efeito perturbador sobre a minha inspiração. E eu não teria escrito o meu, provavelmente.
2
Ontem, para ilustrar o conto no blog, utilizei-me de uma reprodução de "Fim e Começo", de 1928, um óleo sobre tela de Lasar Segall. Em 1988, quando o conto foi publicado no DN - CULTURA, teve exatamente essa imagem como ilustração. Graças ao Google, consegui encontrá-la novamente.
Na obra de Segall os temas da doença e da morte são recorrentes. Segall desenvolveu toda uma série de trabalhos a partir de suas lembranças do pai morto. Neste trabalho, a imagem de um adulto está associada a de uma criança recém-nascida.

Nenhum comentário: