22 março, 2007

Arte materna

Elda Gurgel, minha mãe, há quase 30 anos dedica-se à arte da tapeçaria. Durante este período, já produziu cerca de 120 peças que, nos muitos lares em que se encontram, estão a esbanjar graça e beleza. Algumas delas são reproduções em tapetes dos quadros de Mucha, um ilustrador tcheco de especial predileção de minha mãe. Outras representam idílicas cenas européias (dona Elda se define como uma romântica). E ainda há aquelas que são de inspiração religiosa.
Em meu acervo existem duas de suas obras, as quais exibem belos desenhos geométricos. Duas outras, que decoraram um chalé que foi de minha propriedade em Porto das Dunas, atualmente, doadas a meu filho Érico, estão em seu apartamento. A fim de que o neto Matheus se familiarize com o Carlitos (numa cena do filme “O Garoto”) e com o Gordo e o Magro. E ainda possuo um grande quadro de tapeçaria, mas este da lavra de minha falecida irmã Marta, a qual precedeu mamãe nesta arte.
Toda essa produção artística de Elda Gurgel é feita sem objetivo pecuniário. A mãe tapeceira tem o arraigado costume de presentear com o que faz as pessoas que estima. E de se considerar bem paga apenas por ter o seu trabalho reconhecido.
Por isso, congratula-se a família Gurgel Carlos com Laerte José (um dos genros da matriarca), pelo que acabou de fazer. A produção de um agradável DVD,dedicado a registrar com falas e imagens a arte da nossa mãe. Constando de uma parte inicial, em que mamãe é entrevistada (pelo próprio Laerte, no melhor estilo Fernando Faro), e de uma parte subseqüente com uma grande mostra de suas tapeçarias.
E ninguém seria melhor do que Laerte para fazer este DVD. Considerada a sua experiência de já haver catalogado todas as obras de dona Elda, fotografando-as inclusive para um álbum que anteriormente produziu.

Nenhum comentário: