16 janeiro, 2025

Nomeação do Monte Everest

George Everest não tinha ligação direta com a montanha que leva seu nome, que ele nunca viu. Ele foi, no entanto, responsável pela contratação de Andrew Scott Waugh , que fez as primeiras observações formais da montanha, e Radhanath Sikdar, que calculou a altura.
Em março de 1856, Waugh escreveu à Royal Geographical Society para anunciar que a montanha era a mais alta do mundo, e propôs que fosse nomeada "em homenagem a meu ilustre antecessor", pois não lhe descobrimos qualquer nome local.
Na verdade, havia vários nomes nativos entre os nepaleses e tibetanos, mas essas áreas estavam interditadas aos britânicos na época, e as pessoas que viviam mais ao sul do Himalaia não tinham um nome específico para o pico.
Nos dez anos seguintes, a proposta de Waugh foi amplamente debatida pela Royal Geographical Society e órgãos semelhantes.
O próprio Everest se opôs ao uso de seu nome, pois "o nativo da Índia" não conseguia pronunciá-lo e não podia ser escrito facilmente em hindi. No entanto, em 1865, a sociedade estabeleceu oficialmente o nome "Monte Everest". (WIKI)

Nenhum comentário: