12 janeiro, 2023

O canibalismo sexual da viúva negra

As aranhas viúvas negras ganharam este nome porque os cientistas testemunharam fêmeas da referida espécie comendo seus companheiros após a cópula. Como uma pesquisa com a aranha vermelha, mostrou que as fêmeas canibalizam seus parceiros em cerca de 2% das vezes, os especialistas suspeitam que as viúvas negras americanas apresentem taxas semelhantes.

O comportamento canibal das viúvas foi observado pela primeira vez em laboratório, onde os machos não tinham para onde fugir de suas contrapartes maiores e mais famintas. Mas, no habitat natural das aranhas, os machos têm melhores oportunidades de escapar.

Viúvas negras do sexo masculino também dispõem de estratégias para evitar os encontros sexuais mais arriscados. Ao identificarem pelos ferormônios as fêmeas que estão dispostas a sacrificá-los no altar de Afrodite, então guardam uma distância prudencial com relação a elas.

Outras adotam uma abordagem algo agressiva. Como a viúva marrom e a aranha vermelha que usam, por vezes, um processo chamado de "inseminação traumática". Se um macho encontra uma fêmea jovem em condição de reproduzir, ele realiza o acasalamento perfurando a carapaça. 

Esta prática de "cortar caminho" não parece causar danos permanentes às aranhas fêmeas e dá aos machos a chance de transmitir seus genes. Sem eles terem sido devorados.

Extraído de: Eight Fun Facts About Black Widows, Smithsonian Magazine

Nenhum comentário: