Cientistas descobrem como as redes sociais podem criar a ilusão de que algo é comum quando é realmente raro
Lerman e colaboradores descobriram um fenômeno que eles chamam de ilusão da maioria. É o fenômeno pelo qual um indivíduo observa um comportamento ou um atributo na maioria de seus amigos, mesmo que seja raro na rede como um todo.
Eles ilustram essa ilusão com um exemplo teórico: um conjunto de 14 pontos ligados para formar uma pequena rede mundial, assim como uma rede social real (ver imagem abaixo). Eles, então, coloriram três desses pontos e contaram quantos dos restantes se ligavam a eles em uma única etapa.
Duas versões desta configuração são mostradas acima. No exemplo da esquerda, os pontos não-coloridos veem mais da metade de seus vizinhos como coloridos. No exemplo da direita, isto não é verdadeiro para qualquer dos pontos não-coloridos.
Mas aqui está a coisa: a estrutura da rede é a mesma em ambos os casos. A única coisa que muda é a distribuição dos pontos coloridos.
Esta é a maioria a ilusão: a impressão local de que um atributo específico é comum quando a verdade global é completamente diferente.
A razão não é difícil de ver. A ilusão da maioria ocorre quando os pontos mais populares são os coloridos. Porque, com suas ligações para um maior número de outros pontos, eles distorcem a visão geral. É por isso que esta ilusão está tão intimamente ligada ao paradoxo da amizade.
http://www.technologyreview.com/view/538866/the-social-network-illusion-that-tricks-your-mind/
2 comentários:
Sinceramente, não consegui entender absolutamente nada, seria esse o efeito desejado do autor?
O efeito desejado do autor não foi esse.
Os dois diagramas são iguais quanto à estrutura e quanto ao número de pontos coloridos (3) e não-coloridos (11).
Mas...
Quando os pontos mais populares (com mais ligações) são os coloridos, cria-se a ilusão de que aqueles que apresentam o atributo colorido são muitos. Isto ocorre na diagrama (a), da esquerda.
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