26 novembro, 2015

Wiiite

Em junho de 2007, o médico espanhol Júlio Bonis escreveu para o editor de The New England Journal of Medicine:
Um médico residente, de 29 anos, acordou uma manhã de domingo com dor intensa no ombro direito. Negava trauma local e não tinha participado de qualquer esporte ou exercício físico recentemente. Ao consultar um colega da reumatologia, soube que estaria com uma tendinite aguda no tendão infraespinhoso direito (Teste de Patte positivo).
Após nova revisão de suas atividades nas últimas 24 horas, ele se lembrou de que havia comprado um Nintendo Wii e passado várias horas a "jogar tênis" no videogame. No Wii, o jogador manipula um console cujos acelerômetros e giroscópios reproduzem seus movimentos espaciais no écran. No videogame de tênis, o jogador faz movimentos de braço como se fosse um jogo de tênis verdadeiro. E, se ele fica muito absorto na diversão, pode "jogar tênis" por muitas horas sem se dar conta disso. Ao contrário do que acontece com o esporte real, força e resistência física não são fatores limitantes no Wii.


O diagnóstico final para a dor em seu ombro direito foi... "Nintendinite". No entanto, a variante que ele apresentava pode ser rotulada, mais especificamente, de "Wiiite". O tratamento consistiu de ibuprofeno, durante 1 semana, bem como a abstinência completa de jogar o videogame Wii. E o médico paciente se recuperou totalmente.
A "Nintendinite" foi descrita pela primeira vez em 1990, e tem havido muitos relatos de casos de lesões relacionadas ao uso intensivo dessas tecnologias de lazer, principalmente em crianças, na maioria das vezes decorrentes do uso intensivo do tendão extensor do polegar.
Com a utilização crescente deste novo tipo de videogame, o risco de alguém ser acometido pela variante "Wiiite" pode ser superior ao risco que é relatado na literatura médica para a "Nintendinite", especialmente entre os adultos.
Os jogos disponíveis para o sistema Wii já incluem golfe, boxe, beisebol e boliche. E, como jogos futuros podem forçar outros grupos de músculos e tendões, os médicos devem estar preparados para diagnosticar e tratar inesperadas apresentações de "Wiiite".

Nenhum comentário: