13 novembro, 2015

Escreveu Moby Dick e arruinou tudo

Moby Dick, a baleia branca, o romance épico de Herman Melville (1819–1891), era para garantir a sua fama. Em vez disso, afundou sua carreira.
Melville tinha tudo o que um jovem autor poderia sonhar. Com a idade de 30 anos, tinha viajado pelo mundo e escrevera cinco livros, incluindo dois best-sellers. Encontrava-se casado com a filha de um juiz proeminente e possuía uma casa bonita. Era paparicado pelos literatos. E estranhos lhe pediam autógrafos.
Então, ele escreveu Moby Dick e arruinou tudo.
Hoje, o livro é muitas vezes festejado como o Grande Romance Americano. DH Lawrence definiu-o como "um dos livros mais estranhos e maravilhosos do mundo". Mas, no tempo de Melville, foi um fracasso total. Os leitores não podiam compreender a sua narrativa difícil. Críticos o consideraram os delírios de um louco.
Quando Melville tentou consertar a sua imagem com um romance de continuação, intitulado Pierre, as avaliações foram igualmente brutais e o novo trabalho cimentou a sua reputação como um lunático. Com apenas 33 anos, Melville estava acabado.
Ao morrer, em 1891, com a idade de 72 anos, as pessoas ficaram chocadas. Não porque ele faleceu, mas porque pensaram que ele estava morto há décadas. Levaria meio século para que um acadêmico ressuscitasse o legado de Melville.
http://www.neatorama.com/2015/06/18/The-White-Whale-Herman-Melvilles-Moby-Dick/

Moby Dick (mapa e sinopse)

Nenhum comentário: