09 novembro, 2012

A primeira cerveja de cana do mundo

Felipe e Tiago
Olha aí, Nelson:
A bebida alcoólica mais popular do mundo vai ganhar uma cara brasileira.
Neste sábado, a cervejaria mineira Wäls, comandada pelos irmãos José Felipe Carneiro, 25, e Tiago Carneiro, 29, vai dar um toque tupiniquim à popular fórmula de água, malte de cevada, lúpulo e levedura, ao acrescentar cana-de-açúcar na produção da cerveja. É a primeira experiência de inserir a matéria-prima da cachaça no processo de fermentação da cerveja.
O primeiro lote da produção da cerveja de cana, que chegará ao mercado com o nome de "Saison de Caipira", estará sob a responsabilidade de uma das maiores autoridades na bebida do mundo. Garrett Oliver, da norte-americana Brooklyn Brewery, desembarca em Belo Horizonte no sábado para dar o pontapé inicial na produção.
José Felipe explica que a bebida será no estilo Saison, típico do interior da Bélgica, que dá uma “certa liberdade” na manipulação dos ingredientes. As cervejas do tipo Saison têm aromas frutados, leve acidez e alta carbonatação.
A projeção é de que a garrafa de 375 mililitros chegue ao consumidor final em dezembro, com o preço de R$ 18.
Para o sommelier de cervejas André Cancegliero, a "Saison de Caipira" será "uma cerveja de experimentação. Ninguém vai sentar no bar para tomar uma caixa dela".
A notícia veio daqui.

Bônus
Pergaminho (do Bar Morto?) com A História da Cerveja

Nenhum comentário: