01 maio, 2012

Trabalho e Emprego. Noves Fora Renda

Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar." Seu Madruga

Dia 1.º de maio comemora-se o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador.
Dentro de um espectro onde trabalho é qualquer atividade física e/ou intelectual que leve a algum resultado desejado, trabalhador seria a definição de todo ser humano que se dedica a alguma atividade, o que tornaria indiferente o nome do feriado e englobaria praticamente todo ser humano.
Mas afinal, o que é trabalho e quem é trabalhador?
Para os gregos e romanos, trabalho era apenas o que os escravos e as mulheres faziam. Nossos índios tinham um comportamento parecido. Ou seja, é um ponto de vista universal. E isto foi transmitido para todos os que detém o poder.
Assim, para as elites, trabalho significa apenas o que não estão dispostos a fazer: copa e cozinha, enxada, mina de carvão, fazer açudes, limpar fossas, dirigir caminhão etc. Isto tudo ficou para os índios, negros, chicanos, nordestinos... Ou seja, para os que, na opinião das elites, são preguiçosos e não querem nada com a dureza. Então, as elites são os trabalhadores incansáveis e trabalho apenas o que fazem.
Vagabundos sagrados, malucos belezas, estudantes, donas de casa, artistas, filósofos, pensadores, monges tibetanos e outros que levam a vida na flauta e melhoram ou não a vida dos outros, são tachados apenas de vagabundos. Não são considerados trabalhadores, apesar de, muitas vezes, fazerem trabalhos mais pesados e estafantes do que os seus detratores.
Dentro dessa divisão do trabalho no mundo, segundo a concepção da classe dominante, onde trabalho significa apenas emprego, os maiores "vagabas" da história tinham sempre uma tirada para incentivar o uso do suor do rosto para obter o pão. Desde que o suor fosse o do outro:
"A arte de liderar é seguir na frente da multidão e ensiná-la a trabalhar." Confúcio
"Nunca é perdido o tempo dedicado ao trabalho." Ralph Waldo Emerson
"O trabalho agradável é o remédio da canseira." William Shakespeare
"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." Voltaire
"Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória." Jack Kemp
De vez em quando alguém dava um tiro no pé. O maior poeta e dramaturgo inglês, trabalhador incansável, não classificava seu trabalho como tal, talvez por trabalhar em casa, e manifestava abertamente isso:
"É estranho que, sem ser forçado, saia alguém em busca de trabalho." William Shakespeare
Um dos poucos políticos que teve que lutar muito para sobreviver também era considerado um tremendo "vagal". Preferiu seguir a carreira política, chegou à Presidência do seu País, onde trabalhou muito e teve seu brilhantismo reconhecido, mas também atirou no pé. Talvez ele nunca tenha considerado seus afazeres como trabalho:
"O meu pai ensinou-me a trabalhar; não me ensinou a amar o trabalho." Abraham Lincoln
E um trecho de "Horizonte Perdido", extraído da resenha, de autoria de Ema Dias dos Santos, publicada em Sabor da Leitura:
"- Que é que os lamas fazem?
- Devotam-se à contemplação, minha senhora, e à pesquisa da sabedoria.
- Mas isso não é fazer alguma coisa.
- Então, minha senhora, não fazem nada.
- Era o que eu pensava." (p.108)
Afinal, na realidade, 1.º de maio comemora-se o Dia do Trabalhador ou do Empregado?

Fernando Gurgel Filho, de Brasília

Nenhum comentário: