20 maio, 2012

A aranha vegetariana

Atualmente são conhecidas umas 40 mil diferentes especies de aranhas no mundo, todas elas classificadas como carnívoras (insetívoras). A surpresa é que biólogos norte-americanos descobriram, na América Central, uma aranha vegetariana (Bagheera kiplingi) que se alimenta das folhas de um arbusto.


A Bagheera kiplingi é bastante pequena e habita algumas acácias, arbustos que mantêm una estreita relação de cooperação com colônias de formigas. As formigas se encarregam de dar proteção às plantas, defendendo-as dos animais herbívoros e, em troca, recebem proteção entre seus espinhos e podem se  alimentar de um néctar que as plantas produzem na base de suas folhas.
Por coincidência, a aranha vegetariana também sente predileção por esta planta, sobretudo por suas folhas mais tenras. Porém, para poder chegar até elas e comê-las deve evitar as patrulhas de furiosas formigas pelo caminho. E, para isso, a pequena aranha demonstra possuir boa visão, incrível agilidade e uma especial inteligência. As formigas tentam detê-la, mas a aranha consegue sempre chegar aonde estão suas folhas favoritas.

Nenhum comentário: