06 maio, 2010

Licenças para a prostituição

1
A esposa de um político importante, que ia visitar Hong Kong com o marido, decidiu que, enquanto estivesse por lá, iria se vestir conforme a moda local. Então, antes de viajar, foi a um antiquário onde comprou algumas joias. E a mais espetacular delas acabou sendo um medalhão, no estilo oriental, que, como todos os demais enfeites adquiridos no antiquário, procedia de Hong Kong.
Viajaram, pois, a esse lugar e a mulher, a torto e a direito, passou a circular com o vistoso medalhão. Até que um diplomata chinês, no meio de um banquete oficial, sussurrou-lhe:
"Senhora, com todo o respeito, mas eu me vejo na obrigação de avisá-la que esse medalhão a identifica como uma prostituta pública, com licença para exercer sua profissão na cidade de Xangai. Não sei se a senhora estava a par..."

2
Um casal de Minneapolis, que fazia turismo na França, achava-se hospedado num luxuoso hotel de Paris. Na manhã do dia em que eles retornariam a seu país, decidiriam que cada um sairia para seu lado.
O marido porque queria visitar alguns lugares interessantes, e a mulher porque queria fazer umas últimas compras. Mas... combinaram que se encontrariam ao meio-dia, em frente ao hotel.
A mulher regressou antes e, enquanto aguardava o retorno do marido, pôs-se a andar para cima e para baixo na frente do hotel.
Uns policiais que passavam por ali pararam. E lhe disseram algo que ela não compreendeu bem. Estavam já a lhe entregar uma espécie de intimação quando chegou o marido, e este passou a protestar juntamente com a esposa. Afinal, ela não estava fazendo nada de errado.
Ambos foram conduzidos a uma delegacia, onde a mulher foi acusada de oferecer sexo em local público. Ainda que dessem suas explicações, ouviram na delegacia que, para corrigir esse erro, eles iriam precisar de passar um certo tempo (do que não mais dispunham) em Paris. Portanto, seria mais simples que a mulher tirasse uma licença para praticar a prostituição.
Foi o que ela fez. E o casal conserva, até hoje, essa licença em sua casa em Minneapolis.

Traduzido de "Viajeros temporales y viajeras con licencia".

Nenhum comentário: