08 maio, 2009

O xixi no banho

O site www.xixinobanho.org.br foi criado para isso mesmo. Incentivar as pessoas a fazerem xixi durante o banho, substituindo o uso da privada em suas necessidades miccionais. O motivo alegado para essa campanha é o desperdício de água por descargas a mais nos vasos sanitários. Calculado pelo site em torno de 12 litros diários, um volume de água que cada pessoa passaria a poupar diariamente assim que optasse por fazer o xixi no banho.
Salvador Nogueira, no site G1, argumenta que, com a adoção dessa prática, vai haver necessidade de um tempo extra no chuveiro para o tal xixi. O que aumentaria, por conta do chuveiro, as perdas de água em cerca de 9 litros diários. E que, montada a equação final (12 -9), restariam apenas 3 litros diários de água não desperdiçada. Já o biomédico Roberto Figueiredo, o popular Dr. Bactéria, ouvido pelo G1, prefere questionar a prática proposta por meio de argumentos ligados à higiene.
É claro que a campanha xixi no banho, promovida por uma ONG ambientalista, tem objetivos mais amplos. "O que a gente quer é provocar, é mexer com a consciência das pessoas", como afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede de águas da SOS Mata Atlântica. E que, se há um reparo a ser feito pelo blog, relaciona-se com o próprio site da campanha. É bem criativo, porém é meio lento para abrir suas páginas (o que resulta em desperdício de energia).

Nenhum comentário: