30 junho, 2024

O samba de breque

É um tipo de samba caracterizado por interrupções repentinas durante as quais o cantor comenta humoristicamente o tema. O breque é uma designação abrasileirada do inglês break (freio) para as falas proferidas pelo intérprete. Enquanto a orquestra fica sem tocar ou apenas fazendo alguma marcação livre.
O breque está para o samba como o recitativo está para a cantata e a ópera, como afirmou Arthur Moreira Lima.
Mesmo já presente em algumas canções de Noel, Sinhô e Mário Reis, credita-se ao cantor Luiz Barbosa (em "Risoleta", de 1937, samba de Wilson Batista e Haroldo Lobo) a introdução dessas pausas declamatórias no samba. Mas, de fato, quem popularizou e consagrou esse estilo (que confere graça e malandragem ao samba) foi o cantor Moreira da Silva.
Numa entrevista, o próprio Moreira reconheceu o pioneirismo de Luiz Barbosa, reservando para si o mérito de prolongar a duração dos breques. Além de enriquecê-lo com gírias dos morros cariocas, acrescento eu.
Até prova em contrário, o breque mais longo é o que está no samba "Na subida do morro", de Geraldo Pereira, Moreira da Silva e Ribeiro Cunha.
- Meto-lhe o aço no abdome e tiro fora o seu umbigo.
Aí meti-lhe o "aço", quando ele ia caindo me disse:
- Morengueira, você me feriu.
Eu então disse:
- É claro, você me desrespeitou, mexeu com a minha nega. Você sabe que em casa de vagabundo, malandro não pede emprego. Como é que você vem com "xavecada", está armado? Eu quero é ver sua gordura que a banha está cara!
Aí meti a mão lá na "duana", na "peixeira", é porque eu sou de Pernambuco, cidade pequena, porém decente, peguei o "vagulino" pelo abdome, desci pelo duodeno, vesícula biliar e fiz-lhe uma "tubagem"; ele caiu, bum!, todo ensanguentado.
E as senhoras, como sempre, nervosas:
- Meu Deus, esse homem morre, moço! Coitado, olha aí, está se esvaindo em sangue.
- Ora, minha senhora, dê-lhe óleo canforado, penicilina, estreptomicina, "crebiosa", "engrazida" e até vacina Salk.
Mas o homem já estava frio. Agora, o malandro que é malandro não denuncia o outro, espera para tirar a forra.

1:00 - 1:53. O breque dura 53 segundos

Dicionário malandrês - português
aço: lâmina de arma branca
xavecada: abordagem
duana: roupa bonita de homem
peixeira: faca inicialmente para cortar peixe
vagulino: vagabundo
tubagem: canalização
crebiosa: ...
engrazida: hidrazida

Webgrafia
https://youtu.be/rktFJYWTSc8?si=oxuQEB5_523fPS6g
https://youtu.be/KDUu939hu0E?si=29hMXWzIYyRNQgeM
https://twitter.com/verdaotatico/status/1723097000244113903
https://botecodovalente.blogspot.com/2010/10/comparacao-entre-giria-de-moreira-da.html

Nenhum comentário: