22 abril, 2024

Aldeia Potemkin

Putler está a pagar um alto preço pela aldeia Potemkin que construiu em torno dele.
Todos em sua volta (seus generais, principalmente) tinham tanto medo de suas reações, que somente lhe ofereceram uma "verdade melhorada" em favor da Rússia.
E, com base nessas falsas suposições, Putler estabeleceu sua estratégia. Na qual, ele tinha apenas um plano: uma guerra relâmpago para tomar a Ucrânia em questão de semanas.
Putler já se imaginava marchando em Kiev no dia 9 de maio de 2022, o Dia da Vitória na Rússia.
No final, vemos que o isolamento dos ditadores (em que ele imergiu) vem conduzindo Putler a um tipo de situação, que o levará inexoravelmente à queda.
Cedo ou tarde!
Syvain Saurel, in Quora (excerto).


Uma aldeia Potemkin é, em política e economia, qualquer construção, literal ou figurativa, cujo único objetivo é proporcionar uma fachada externa a um país que está a se dar mal, fazendo as pessoas acreditarem que o país está melhor, em desacordo com o mundo real.
O termo tem origem em relatos de uma falsa aldeia construída exclusivamente para impressionar a Imperatriz Catarina, a Grande por seu amante Gregório Alexandrovich Potemkin, durante a sua viagem à Crimeia em 1787. Embora os historiadores modernos afirmem que os relatos desta aldeia sejam exagerados, segundo o relato original Potemkin havia erguido assentamentos portáteis falsos ao longo das margens do rio Dnieper, a fim de impressionar a Imperatriz russa. Essas estruturas eram desmontadas assim que ela passasse, e remontadas mais adiante ao longo de sua rota, para que fossem vistas novamente como se fossem outras aldeias. (Wikipédia)

Nenhum comentário: