25 fevereiro, 2024

Luiz Antônio (Luís Antônio) e Miltinho

Antonio de Pádua Vieira da Costa, codinome Luiz Antônio, era conhecido nas rodas de boemia do Rio de Janeiro como Coronel. O apelido vem da sua formação militar - o compositor era oficial do exército, ex-pracinha da FEB na Itália e chegou a compor o Hino da AMAN - Academia Militar de Agulhas Negras.
Luiz nasceu em 16 de abril de 1921, no Rio de Janeiro e faleceu na mesma cidade, aos 75 anos, no dia 1.º de dezembro de 1996. Suas músicas foram gravadas por artistas de peso, como: Dick Farney, Claudete Soares, Marlene, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Cauby Peixoto, Maysa, Miltinho, Elza Soares, Linda Batista e até o Palhaço Carequinha, que gravou "O Engraxate".
Quem não se lembra das músicas "Sassaricando"...  todo mundo leva a vida no arame, "Lata d'água"... na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria, sobe o morro e não se cansa, "Mulher de Trinta"... você, mulher, que já sofreu, "Barracão" ... de zinco, tradição do meu país? 
Seu último sucesso foi "Eu Bebo sim"... e estou vivendo, tem gente que não bebe e está morrendo, um samba bem humorado que estourou na década de setenta na voz de Elizeth Cardoso.
Fonte: http://www.drzem.com.br/2012/01/luis-antonio-compositor-de-alta-patente.html
Milton Santos de Almeida, conhecido com Miltinho (RJ, 31/01/1928 - 07/09/2014) foi um cantor brasileiro. As melhores lembranças de Miltinho devem-se à escolha do  repertório de seus discos. Canções de compositores, como Luiz Antônio, autor de alguns de seus principais sucessos. Além de "Mulher de trinta", Luiz Antônio compôs ""Menina moça", "Ri", "Poema das mãos", "Poema do adeus" e a favorita do cantor, "Eu e o Rio" ("A melodia mais linda que alguém já fez, uma beleza de letra", derretia-se Miltinho).

Ft. Baden Powell (violão)

Nenhum comentário: