21 julho, 2017

O fogo pegou no breu

Significado de pegar no breu, por Luca Maribondo (MS):
Expressão que define situação irreversível; situação em que não é possível inverter o rumo, o sentido ou a direção; coisa sem possibilidade de retornar à etapa anterior; que prossegue até o final sem ser limitada pela reação inversa. A expressão é antiga e vem dos tempos em que se soltavam muitos balões nas festas juninas: a tocha dos balões, que a garotada chamava de mecha, era feita de sacos de estopa molhados com parafina de velas derretidas; no centro da mecha havia breu, substância sólida escura, inflamável, obtido a partir de secreções resinosas de várias plantas, usada na produção de colas, tintas e vernizes, comprada em qualquer depósito de material de construção. Como não era fácil colocar o balão no ar: ele pairava durante alguns minutos até que, de repente, o fogo atingia o centro da mecha, o balão tomava força e subia rapidamente. Resumindo, "pegar no breu" é uma alusão à expressão popular usada quando os balões das festas juninas pegam impulso.
A expressão ganhou força com uma frase do presidente Lula da Silva: "A coisa pegou no breu. Ou seja, quando eu convidei o Franklin [Martins] pra ser ministro, uma das coisas que eu disse pro Franklin foi: - Nós vamos fazer a TV pública, vamos fazer sem trololó". A frase foi dita no dia 12 de maio de 2007, a propósito da criação da nova TV pública brasileira. E se esta expressão agora está no DBF é porque também pegou no breu.
http://www.dicionarioinformal.com.br/pegar+no+breu/

Mo. Big mo. Mo de "momentum". É uma expressão em inglês — big mo — que significa, numa tradução livre, pegar no breu. Em física, "momentum" é momento. Mas aqui está no sentido figurado: é impulso, estímulo etc.

Histórico do DBF
05/10/2007 - "Bebel que a cidade comeu" e "Deite-se na cama e crie fama" AQUI
13/03/2014 - "Imagine se pega no olho?" AQUI
18/02/2015 - "Impitimam é meuzovo" AQUI
02/02/2016 - "Vá correndo fazendo vento" AQUI
09/07/2016 - "Boas cercas,bons vizinhos" AQUI
08/11/2016 - "Besta elevada ao quadrado" AQUI
25/01/2017 - "Não sou má, é que me desenharam assim" AQUI
16/03/2017 - "Chore um rio por mim" AQUI
18/06/2017 - "Vá direto ao assunto" AQUI

Um comentário:

José Carlos Barreiros disse...

Algumas expressões perderam o sentido, ou deixaram e ser usada, pela geração mais jovem. Eu me lembro bem de esperar ansioso a mecha pegar no breu, para ficar seguro de que ele iria subir. Como não soltamos mais balões, pelo perigo que eles representam, a mecha e o breu foram esquecidos.