10 setembro, 2016

Clichê e estereótipo

A palavra clichê, de origem francesa cliché, era uma placa de impressão preparada para a conveniência de imprimir uma frase comumente usada. Cliché é o particípio passado de clicher, uma variante de cliquer. clicar. Aplicada em sentido figurado, a palavra se tornou sinônimo de tudo o que já foi objeto de repetição excessiva e perdeu a originalidade. Assim, "clichê" também pode significar uma ideia que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro de um dado contexto. Nesse caso, corresponde ao conceito de "lugar-comum" ou "chavão".
A palavra estereótipo vem do grego stereos e typos, compondo "impressão sólida". Inventada por Firmin Didot, a palavra nasceu no mundo da impressão e refere-se à placa metálica criada para a impressão em si, em vez da prensa de tipos móveis. Deste significado migrou para significar um conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa;
Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. (...) sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.


Nenhum comentário: