14 setembro, 2016

Endereçando o mundo

Imagine o seu endereço não como, digamos, 750 Bel Air Road, Bel Air, Califórnia, mas, em vez disso, block.horse.happy .
Poderia ser se e quando os fundadores do aplicativo what3words forem bem sucedidos. O sistema que eles criaram divide o mundo inteiro em 57 trilhões de seções de 9 metros quadrados e atribui 3 palavras aleatórias para cada seção. Essas sequências de palavras não se repetem nas 57 trilhões de áreas.
April Joyner descreve o sistema em The Week:
Um algoritmo gera as sequências de três palavras. Ele filtra palavrões, evita palavras homófonas para reduzir as chances de erros quando um endereço é falado (no smartphone), e tem salvaguardas para deslizes entre palavras no singular e no plural.
As coordenadas GPS são demasiado complexas para as pessoas se lembrarem. E qualquer erro do sistema (que já está disponível em nove idiomas, inclusive em Português) deverá ser óbvio.
Vantagens
  • A comunicação clara e simples é a chave para fazer chegar aos necessitados os serviços humanitários.
  • Os viajantes frequentemente se confundem com endereços quando viajam para o exterior.
  • As pessoas também querem viajar para locais que nem sequer apresentam endereços.
  • As empresas que fazem entregas querem minimizar os atrasos, otimizar as rotas e acessar novos clientes e novos mercados.
No Brasil
Na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, moradores já estão começando a usar o what3words como um sistema de endereço alternativo para receber as correspondências. Adeus, CEP.
Nos Estados Unidos
O novo endereço da Casa Branca é: engine.doors.cubs. A conferir.

Um comentário:

Almir (Panorâmica Social) disse...

Qualquer iniciativa que vise facilitar os burocráticos sistemas que utilizamos é bem vindo.

E não só isso. Aproveitando essa onda, nomes de remédios, diagnósticos médicos, pareceres jurídicos, termos de uso do tipo "leia antes de aceitar" deveriam ser todos mais simplificados.