16 novembro, 2011

O berço dos astronautas

Na história do programa espacial dos Estados Unidos, Ohio produziu mais astronautas do que qualquer outro estado do país. Vinte e quatro deles tiveram como berço natal Ohio, incluindo os pioneiros do espaço John Glenn e Neil Armstrong e, ainda, Judith Resnik que morreu a bordo do Challenger em 1986.
E há quem reivindique para Ohio o título de "berço da aviação". Foi em Dayton, Ohio, que os irmãos Wright viveram, trabalharam e construíram "a máquina voadora que mudou o curso da história".
Essa "máquina voadora" foi o Flyer, que eles lançaram por meio de uma catapulta numa praia da Carolina do Norte, em 17 de dezembro de 1903 (um dia de muito vento, aliás).

A pergunta que não quer aterrissar:
Que existe em O-Raio-Que-O-Parta que faz tanta gente de lá querer partir da Terra?
PG

Caro Paulo,
Então eles ainda continuam com essa ladainha, essa história de "muito vento"?
Eu vi o documentário deles, de 2003, quando morava lá no Tio Sam, em que eles investiram milhões para reproduzir tudo o que ocorreu em 1903, reproduzir o avião e tentar reproduzir o voo com o piloto e a catapulta na mesma praia da Carolina do Norte. Mas o avião e o voo deram com os burros nágua, ou melhor, na areia. O avião se espatifou e o piloto quebrou o braço e mais algumas coisinhas, hehehe.
Os irmãos Wright e o Tio Sam que me desculpem, não tem pra ninguém, é Santos Dumont. E o modelo copiado pelo mundo afora, foi o modelo Mademoiselle, o resto é conversa.
Além do que os Irmãos Wright, que nunca voaram e sempre contrataram pilotos para testes, também entiveram em Paris, em 1908, para repetir o que havia feito Santos Dumont.
Consta do livro escrito pelo americano Paul Hofman, "Asas da Loucura: A Extraordinária Vida de Santos-Dumont", que o jornal Daytona, no dia posterior ao do falso feito, tenha anunciado:
"Irmãos Wright tentam imitar o grande Santos Dumont" , ou seja, isso dito em manchete de jornal deles.
Um mentira, mesmo repetida um milhão de vezes, não se torna verdade.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Retuitado para 253 seguidores de @RafaelCunha18.