24 outubro, 2011

O triângulo de Hess

A (talvez) menor propriedade do mundo
À entrada da loja de charutos Village Cigars, na esquina da Christopher Street com a 7th Avenue, em Nova York, vê-se na calçada um desconcertante mosaico triangular com a seguinte inscrição: "Propriedade de Hess que nunca a destinou para fins públicos".
Desde 1922, recorda aos transeuntes  uma história de luta, obstinação, rebeldia e teimosia por parte de um antigo proprietário de imóvel, David Hess, numa longa disputa com a cidade de Nova York.
Por volta de 1910, ao expandir a 7 ª Avenida e o metrô, cerca de 300 prédios foram desapropriados e demolidos pela Prefeitura. Entre eles, localizado na esquina da Christopher Street, havia um prédio de apartamentos de cinco andares de propriedade de David Hess.
No entanto, após a desapropriação e por alguma estranha razão, Hess continuou a ser o legítimo proprietário de uma área triangular de 0,32 metros quadrados na calçada.
Ele foi pressionado a doar o minúsculo triângulo de terra para a cidade. Mas Hess já tivera muitos aborrecimentos com a desapropriação e teimosamente se recusou a doá-la. Intimado pela Câmara Municipal, foi ao tribunal para fazer valer os seus direitos de proprietário, e ganhou o processo em todas as etapas.
A seguir, como sinal de vitória, mandou colocar no local o mosaico desafiador. Ninguém poderia passar por lá que não recordasse a sua história.
Em 1938, Hess vendeu por US$ 1.000 o triângulo de terras para a loja de charutos Village Cigars. Bem, os dois imóveis ainda estão lá.


Traduzido de El triángulo Hess..., um artigo de Guillermo no blog La Aldea Irreductible.

Nenhum comentário: