29 maio, 2010

A reengenharia da NASA

Depois de 25 anos em atividade, o ônibus espacial Atlantis vai ser "aposentado". Desceu em 26/05, na pista da Flórida, após cumprir sua última missão, a de número 32, um voo bem sucedido à Estação Espacial Internacional (ISS).
Em meados de setembro será a vez do Discovery e, no final de novembro, do Endeavour. Findas suas últimas missões, estas duas naves também serão desativadas.
A NASA ainda não confirmou mas, pela reengenharia por que passa a autarquia empresa, há fortes indícios de que ela deverá fazer o seguinte:
1) Venderá as naves espaciais desativadas a prefeituras do Meio-Oeste norte-americano para que sejam reaproveitadas no transporte escolar municipal.
2) Reiniciará as viagens ao espaço com modelos tripulados por animais (imagem AmyOops!) cujos custos operacionais são menos questionados pelo contribuinte norte-americano. PGCS

2 comentários:

Nelson Cunha disse...

Ao ver o seu gato suspenso lembrei do cara que acaba de atravessar o Canal da Mancha. Um maluco dependurado nesses balões de Hélio. Foi furando os balões com alfinete e descendo lentamente em solo Normando.

Paulo Gurgel disse...

Nelson,
Seu comentário me fez lembrar de um post relacionado a este. Acrescentei link para que você o leia.