14 maio, 2009

Olhos vermelhos

Não quero aqui me referir aos olhos de uma pessoa acometida por uma afecção ocular. Com esta acepção, é assunto que transfiro à experiência de meu colega Nelson Cunha, oftalmologista em João Monlevade - MG. Estou a me referir ao "efeito olhos vermelhos", o qual é comumente observável em fotografias de pessoas e animais. Como resultado da inoportuna (do ponto de vista estético) reflexão do flash da câmera quando incide em assaz vascularizadas retinas.
É bem mais provável encontrar olhos vermelhos em fotos tiradas no escuro, onde as pessoas estavam com as pupilas totalmente dilatadas, do que naquelas obtidas em locais difusamente iluminados. E isto já passa a ser uma dica de como reduzir a ocorrência do indesejável fenômeno. Outro macete é utilizar um flash afastado da objetiva, o que muitos dos atuais modelos compactos de câmeras não possibilitam fazer. Com flash externo, quando este é disponível, pode-se inclusive apontá-lo para o teto, numa técnica de iluminação indireta, a fim de reduzir a ocorrência de olhos vermelhos.
Felizmente, há muitos programas (o PhotoShop é o mais conhecido) que ocultam esse efeito a posteriori. Portanto, não há necessidade de medidas radicais como, por exemplo, a de somente se deixar fotografar de olhos fechados.

Nenhum comentário: