05 julho, 2025

PT Barnum

"Sem promoção algo terrível acontece... Nada!"
Phineas Taylor Barnum (5 de julho de 1810 - 7 de abril de 1891) foi um showman, empresário e político americano, lembrado por promover fraudes famosas e fundar circos, teatros e museus. Ele também foi autor, editor e filantropo, embora tenha dito sobre si mesmo: "Sou um showman de profissão ... e todo o douramento não fará nada mais de mim".
De acordo com os críticos de Barnum, seu objetivo pessoal era "colocar dinheiro em seus próprios cofres". O ditado "nasce um otário a cada minuto" tem sido frequentemente atribuído a ele, embora não haja evidências de que ele tenha cunhado a frase.
Barnum teve até 26 jornalistas em sua folha de pagamento e justificava suas farsas chamando-as de anúncios. Ele dizia: "Não acredito em enganar o público, mas acredito em primeiro atraí-lo e depois agradá-lo".
Necrológio autorizado
Ele pediu ao "Evening Sun" para imprimir seu obituário pouco antes de sua morte para que ele pudesse lê-lo. Em 7 de abril de 1891, Barnum perguntou sobre as receitas de bilheteria do dia e, algumas horas depois, morreu.
Elon x Barnum
A ironia é que Elon finge ser um inventor humanitário quando é um vigarista. PT Barnum fingiu ser um vigarista, quando secretamente era um humanitário.

Nenhum comentário: