23 fevereiro, 2025

Médicos compositores do Brasil

por Paulo Gurgel Carlos da Silva

1 Zé Dantas

José de Sousa Dantas Filho (1921 - 1962), pernambucano de Carnaíba, médico obstetra e folclorista. Parceiro de Luiz Gonzaga em "Acauã", "Forró de Mané Vito", "Cintura fina", "Riacho do Navio", "A Volta da Asa Branca", "Xote das meninas", "Sabiá", entre outras canções.

2 Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (1908 – 1967), nascido em Cordisburgo, MG, médico, diplomata, poliglota e escritor. Uma de suas incursões em letras de música foi por intermédio de Dulce Nunes (o Nunes como sobrenome dela veio do marido, o pianista Bené Nunes), a compositora para quem Rosa entregou 15 letras e, logo depois, 4 foram musicadas por ela. O disco foi lançado em 1968 pela gravadora Philips, contando com as participações especiais de Nara Leão, Edu Lobo, Gracinha Leporace, Joyce e o conjunto vocal Momento Quatro, além de arranjos de Luiz Eça, Oscar Castro Neves, e de Egberto Gismonti, como arranjador e multi-instrumentista (violão e piano). A mais, influências são apontadas da obra (literária) de Guimarães Rosa sobre a obra (musical) de Tom Jobim, sobretudo em seus discos autorais “Matita Perê” (1973) e “Urubu” (1975).

3 Alberto Ribeiro

Alberto Ribeiro da Vinha (1902 - 1971), nascido no Rio de Janeiro. Compôs, em parceria com João de Barro, o "Braguinha", algumas das mais famosas marchas carnavalescas e juninas do Brasil. São de sua autoria: "Copacabana, princesinha do mar", "Yes, nós temos bananas", "Touradas em Madrid" e "Chiquita Bacana". Ele é nome de rua no Jardim Botânico, RJ.

4 Paulo Roberto (nome artístico)

José Marques Gomes (1903 – 1973), nascido em Minas Gerais. Médico obstetra, compositor e radialista. Autor de “Vagalumeando”, gravada por Elizeth Cardoso e outros intérpretes. Com intensa atuação pelo ressurgimento das bandas de música em todo o Brasil, a partir de seu programa radiofônico “Lyra de Xopotó”. Foi demitido da Rádio Nacional em 1964 por motivos políticos.

5 Joubert de Carvalho

Joubert Gontijo de Carvalho (1900 - 1977), mineiro de Uberaba. Seu primeiro grande sucesso foi a marchinha "Taí (Pra você gostar de mim)", gravada pela jovem Carmen Miranda, em 1930. Compôs também "Minha casa", "Pierrot", com Paschoal Carlos Magno, e "Maringá", que inspirou o nome da cidade paranaense.

6 Heitor Catunda

Heitor Catunda Gondim (1920 - 1992) nasceu em Fortaleza-CE. Concluiu sua graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Recife-PE. Aprendiz de pintor, poeta e compositor, inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, seção do Ceará. Musicografia: “Canção da verdade” e “O estandarte da escola se perdeu”. Em 1980, classificou no Festival Credimus da Canção, realizado em Fortaleza, a canção "Esquece essa dor", que ele compôs em parceria com o violonista Aleardo Freitas, um dos criadores do balanceio, um ritmo genuinamente cearense. Heitor foi incluído no "Projeto Médicos Escritores Cearenses", organizado em 2024 por Marcelo Gurgel.

7 Airton Monte

Antonio Airton Machado Monte (1949 – 2012), nascido em Fortaleza-CE. Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), teve como especialidade a psiquiatria. Iniciou a carreira literária na revista "O Saco", na qual publicou contos, e foi um dos fundadores do "Grupo Siriará de Literatura". Escreveu “O Grande pânico” (1979), “Memórias de botequim” (1979), “Homem não chora” (1981), "Alba Sanguínea" (1983), e “Moça com flor na boca” (2005). Este último livro foi adotado pelo vestibular da UFC. Participou também de coletâneas, dentre as quais o livro "Verdeversos", editado pelo Centro Médico Cearense (atual AMC), e foi membro da "Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Ceará". Suas crônicas foram durante anos publicadas no jornal "O Povo". Na música, Airton Monte foi parceiro letrista de Joaquim Ernesto em “Amélia Decadente”, “Mal Pequeno”, “Two beers or not two beers” e “Uma canção a mais”; de Paulo Gurgel, com quem compôs “Sabe quem dançou?” e “Angra de Desejos”, classificada no Festival Credimus da Canção de 1980; além de outros autores.

Canal “Música Terra da Luz” no YouTube: 1) Cais Bar, 10 anos; 2) Na beira do cais, 15 anos; e 3) Cais Bar: 18 anos de praia.

8 Paulo Vanzolini

Paulo Emílio Vanzolini (1924 - 2013) nasceu em São Paulo. Formado pela USP, com doutorado em Zoologia pela Universidade de Harvard, tornou-se médico em 1947. Seu primeiro LP: "11 Sambas e uma Capoeira". Em seguida, foi com "Ronda", "Volta por cima", "Samba erudito e "Praça Clóvis" que este descendente de italianos firmou o nome na MPB.

9 Max Nunes

Max Newton Figueiredo Pereira Nunes (1922 - 2014), nascido no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Foi ator, escritor de humor e roteirista. Formado pela Faculdade Nacional de Medicina (hoje UFRJ), trabalhou como médico cardiologista até os anos 1980. Na Rádio Nacional criou o programa “Balança Mas Não Cai”, que ganhou versões para o cinema, o teatro e a TV. Compôs "Hino à Vida", com Vicente Paiva, e a marcha-rancho "Bandeira Branca", com Laércio Alves, que foi gravada por Dalva de Oliveira, Peri Ribeiro, Altemar Dutra, Martinho da Vila e outros intérpretes.

10 Aldir Blanc

Aldir Blanc Mendes (1946 - 2020), carioca do Estácio, médico psiquiatra. Com João Bosco, seu principal parceiro, compôs "O Bêbado e A Equilibrista", "Dois pra lá, dois pra cá", "Transversal do tempo", "Mestre-Sala dos Mares" etc. Foi colaborador de "O Pasquim", do jornal carioca "O Dia" e de "O Estado de São Paulo". Publicou alguns livros, dentre eles "Rua dos Artistas e arredores", “Brasil passado a sujo", "Vila Isabel" e "Inventário da infância".

11 Janduhy Finizola

Janduhy Finizola da Cunha (1931 - 2024), natural de Jardim do Seridó-RN. Publicou livros de poesia e compôs canções para grandes nomes do forró. Seu trabalho musical mais famoso é a trilha da "Missa do vaqueiro", solicitada por Luiz Gonzaga, que o apelidou de "Doutor do baião"

12 Capinam

José Carlos Capinam (1941), baiano de Entre Rios, é formado em artes cênicas, direito e medicina. Ligado ao Movimento Tropicalista, Capinam escreveu as letras de "Soy loco por ti, America", de Gilberto Gil, "Clarice", de Caetano Veloso, e "Gotham City", de Jards Macalé. Também compôs "Ponteio", com Edu Lobo, "Coração Imprudente", com Paulinho da Viola, "Moça Bonita", com Geraldo Azevedo, "Papel Marchê", com João Bosco e "Cidadão", com Moraes Moreira. É imortal da Academia de Letras da Bahia.

13 Drauzio Varella

Antônio Drauzio Varella (1943), nascido em São Paulo-SP é médico oncologista, escritor, divulgador de ciência (rádio, TV e internet). Também é um compositor de sambas e choros, mas atua nesse meio de forma amadora e em rodas de amigos. Diferente de um compositor profissional, ele não tem um "catálogo" de sucessos conhecidos pelo grande público. Suas composições são registradas principalmente em discos independentes e projetos pessoais. Para citar exemplos verificáveis de músicas compostas por ele: no álbum "Roda de Samba do Drauzio Varella" (2007), existem músicas de sua autoria, como: "Pressentimento" (Drauzio Varella e Carlão do Peruche); "Mais uma Vez" (Drauzio Varella e Carlão do Peruche); em outro projeto, "Banda Alameda" (onde ele toca violão), ele compôs a música "Choro da Alameda".

14 Dalto

Dalto Roberto Medeiros (1949), nascido na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. Médico anestesiologista, deixou o exercício da profissão médica para seguir a carreira de compositor/cantor, após o sucesso alcançado com a canção "Muito Estranho" (Cuida bem de mim). É também autor de "Anjo" e Espelhos d'Água". Continua compondo e fazendo shows.

15 Geraldo Bezerra

Geraldo Bezerra da Silva (1949), cearense de Jaguaribe, médico obstetra, escritor e pesquisador. Foi presidente da Sobrames, regional Ceará, tendo-me sucedido neste cargo. Autor de "Volta, Luiz" (com José Carlos e Zé de Manu) e "Verdade absoluta" (com José Carlos), título de um LP (de 2007) de José Carlos Albuquerque, lançado pelo selo “Nação Cariri Discos”.

16 Ricardo Augusto

Ricardo Augusto Rocha Pinto (1951), nascido em Caruaru-PE. Desenhista, escritor, compositor (pioneiro na cena do rock em Fortaleza) e médico formado pela UFC. Exerce a especialidade de gastroenterologista. Ele fez parte do grupo Santo Graal no Rio de Janeiro e, de forma independente, lançou dois LPs em Fortaleza, com suas composições - Fotografia (1988) e Vidro e Aço (1991), este com a cantora Aparecida.

17 Iso Fischer

Luiz Alberto Fischer Abramides (1952), nascido em Penápolis-SP e com formação em medicina na USP. Compositor, instrumentista (piano) e médico homeopata. Autor de “Horizontes”, “Isso e Aquilo” e “Origami”. Em 2000, montou com Etel Frota, o espetáculo “Alphonsus de Guimaraens, o poeta da lua”, para o qual compôs 16 canções, a partir de textos do poeta simbolista.

18 Antonio José

Antonio José Mendes Forte, nasceu no Ceará. Pianista com formação erudita, compositor  e médico graduado pela UFC. Autor de “Rochedo azul”, “Conversa de Pinguim” (há uma história sobre o curioso batismo desta música) e “Euforia”, no CD instrumental que gravou em 2004 com o violonista Nonato Luís. https://discografia.discosdobrasil.com.br/discos/nonato-luiz-antonio-jose-forte 

Nenhum comentário: