29 março, 2024

Origem do labirinto

"Em dezembro de 1970, Dorothea e eu visitamos a Argentina, onde eu daria algumas palestras sobre administração. Em minha correspondência sobre a visita, fiz algo que nunca fiz antes nem depois - pedi uma audiência com uma celebridade. Durante uma década, admirei as histórias de Jorge Borges (na época não conhecia sua poesia) e fiquei impressionado com o papel que os labirintos desempenhavam nelas. Eu queria saber por quê...
Conheci Borges em seu belo escritório barroco de teto alto na Biblioteca Nacional. Tivemos várias horas de conversa (em inglês)...
BORGES: Mas eu gostaria de saber por que você está interessado em ter essa conversa.
SIMON: Quero saber como foi que o labirinto entrou no seu campo de visão, nos seus conceitos, para que você o incorporasse nas suas histórias.
BORGES: Lembro-me de ter visto uma gravura do labirinto em um livro francês – quando eu era menino. Era um edifício circular sem portas, mas com muitas janelas. Eu olhava para essa gravura e pensava que se aproximasse uma lupa [uma pequena lupa] ela revelaria o Minotauro."
Models of My Life, por Hebert A. Simon. Basic Books/HarperCollins, 1991. Acesso em 2024: https://www.borges.pitt.edu/sites/default/files/1714.pdf

Atalhos

Nenhum comentário: