14 dezembro, 2021

Uma moda passageira

Em 1922, Sarah T. Bushnell publicou a biografia "The Truth About Henry Ford". Ela incluiu uma história sobre o advogado Horace Rackham, cujo escritório de advocacia redigiu os documentos de incorporação da empresa automobilística de Henry Ford em 1903. Rackham foi convidado a se tornar um investidor, mas sua saúde estava ruim e ele temia arriscar suas preciosas economias. Então, ele visitou um banqueiro importante não identificado para obter conselhos.
O banqueiro o levou até uma janela.
"Olhe", ele disse apontando para a rua. "Você vê todas aquelas pessoas em suas bicicletas andando pelo bulevar? Não há tantos como há um ano. A novidade está passando; eles estão perdendo o interesse. É assim que será com os automóveis. As pessoas ficarão com febre; e mais tarde eles irão jogá-los fora. Meu conselho é não comprar as ações. Você pode ganhar dinheiro por um ou dois anos, mas no final você perderia tudo o que investir. O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade - uma moda passageira."
Rackham foi convencido pelo banqueiro e decidiu rejeitar o investimento. No entanto, ele falou novamente com Alexander G. Malcomson, que estava organizando a nova empresa e recrutando investidores de forma persistente.
Quando ele conheceu o Sr. Malcomson, este lhe mostrou fatos e números e falou com eloquência. Rackham foi convencido novamente - mas o contrário. Ele vendeu alguns imóveis e levou o dinheiro para Malcomson.
"Aqui, pegue esse dinheiro e compre as ações antes que eu tenha tempo de mudar de ideia novamente" , disse ele.
A compra de cinco mil dólares de ações por Rackham foi extremamente lucrativa. Ele manteve suas ações até que finalmente as vendeu por 12,5 milhões de dólares.
(https://quoteinvestigator.com/2021/07/17/auto-fad/)

Nenhum comentário: