15 dezembro, 2021

Dyson's (a concha e o número)

"A vida e a mente foram construídas dentro da estrutura do universo. Não surgiram por acaso; são inerentes à maneira como o universo evoluiu." (FJD)

Freeman Dyson (15 de dezembro de 1923 - 28 de fevereiro de 2020), físico e educador americano nascido na Inglaterra, mais conhecido por seu trabalho especulativo sobre civilizações extraterrestres. Como um cientista imaginativo, ele propôs que uma civilização tecnológica altamente avançada cercaria completamente sua "estrela hospedeira" com uma enorme concha (ou esfera) para capturar 100% da energia radiante útil. Esta "concha de Dyson" seria um gigantesco aglomerado de planetoides artificiais ("nuvem Dyson") com bilhões de bilhões de habitantes que fariam uso da energia capturada pela concha Dyson. Ele também fez a intrigante especulação de que uma concha de Dyson vista de outras galáxias teria uma luz altamente distinta e não natural. Ele sugeria que os astrônomos procurem por estrelas coloridas reveladoras, o que deve significar vida inteligente e civilização avançada.
http://pballew.blogspot.com/2021/02/on-this-day-in-math-february-28.html#links


Renderização 3D de uma esfera de Dyson utilizando grandes painéis orbitais.

Há uma bela história sobre o incrível poder de cálculo de Dyson, no blog Math Frolic, postado por "Shecky Riemann":
Freeman Dyson sentado ao redor de uma mesa com um grupo de cientistas, onde surge esta pergunta:
Há um número inteiro que, movendo o último dígito para a frente (digamos 1234 para 4123), você pode chegar a um resultado tal que o novo número inteiro seja exatamente o dobro o valor do inteiro original?
Em questão de segundos, Dyson responde para um grupo atordoado:
"Oh, isso não é difícil, mas é claro que o menor desses números tem 18 dígitos."
E, ele estava certo! Se você não quiser rastreá-lo por conta própria, o número menor está na parte inferior desta postagem.
Ele morreu em um hospital perto de Princton, onde era professor emérito.

É este o número de Dyson: 105.263.157.894.736.842

IMPORTANTE http://math-frolic.blogspot.com/2012/10/next-up-dyson-numbers.html

Nenhum comentário: