15 setembro, 2014

Vamos mumificar

"Assim, continuamos tostados pelo calor.
Podia sentir a água evaporar-se da minha pele e meus pensamentos estavam sempre voltando aos soldados que morreram no jipe. Aquele maldito vento os havia sugado até a morte, enquanto estavam lá sentados. Lentamente, comecei a encontrar maneiras de me ajustar. Não estava com tanta sede quanto pensava, nem tão próximo da morte quanto temia. Estava em missão desagradável, num território inóspito, que me mataria se eu lhe desse oportunidade, mas havia muitas maneiras de sobreviver.
"É melhor pormos os turbantes", sugeriu Nazrullah. Quando assim o fizemos, tirou um cantil com água do rio, não para beber,e dele derramou a água diretamente sobre os turbantes até que estes ficaram pingando pelos nossos pescoços abaixo. Então, prosseguimos." 
(extraído do livro "Caravanas", de James Michener)
Pensei que os personagens haviam chegado à Brasília hoje, dia 15 de setembro, temperatura de mais de 30° e umidade abaixo de 20%, mas estavam no deserto. Tudo a ver.
Fernando Gurgel

3 comentários:

Fernando Gurgel disse...

Hoje, dia 17/09/2014, precisamente às 15h31min, a temperatura estava em 34° e a umidade relativa do ar em 14%.

Sensação térmica: vamos mumificar. Com certeza.

Paulo Gurgel disse...

Já tem gente em Brasília dormindo com uma melancia?

Fernando Gurgel disse...

Deve ter.

Divulguei a sabedoria chinesa para o meu círculo de amigos.

Pena que aqui em casa não dá tempo de esperar. A melancia é retalhada na hora que passa pela porta.