10 setembro, 2014

Cães e gatos: são destros ou canhotos?

De acordo com dois estudos, a resposta é sim. Assim como os seres humanos, cães e gatos podem ser destros ou canhotos (e também ambidestros).
Um estudo realizado em 1991 por pesquisadores da Universidade de Ataturk, na Turquia, mostrou que 50 por cento dos gatos domésticos são destros, 10 por cento são ambidestros e os restantes 40 por cento são canhotos. Mas os cães, de acordo com outro estudo realizado em 2006 na Universidade de Manchester, tendem a ser mais bem divididos: 50 por cento são destros, 50 por cento são canhotos e um número estatisticamente insignificante deles é ambidestro.
Determinar se um cão ou um gato é destro, canhoto ou ambidestro não é tão simples. Como se faz com uma criança, por exemplo, oferecendo-lhe um brinquedo para ver que mão ela mobiliza. Isto porque a preferência neles, ao contrário da preferência nos seres humanos, (*) é muitas vezes fracamente expressa. A fim de determinar com precisão o lado dominante em cães e gatos, você precisa executar os testes muitas vezes para avaliar as tendências.
Siga lendo no mental_floss.

(*) Cerca de 90 por cento dos seres humanos são destros e 10 por cento são canhotos.

Slideshows do PG – Apresentação 335

Nenhum comentário: