20 junho, 2013

O consumo de alimentos cozidos como fator de desenvolvimento do cérebro humano

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, 40, dedicou-se nos últimos anos a entender como o cérebro humano se tornou o que é. Seu trabalho a levou a ser a primeira brasileira convidada a falar no TED Global, famoso evento anual de conferências de curta duração que reúne convidados de várias áreas do conhecimento. Em suas pesquisas sobre como o cérebro humano chegou ao número incrivelmente alto de 86 bilhões de neurônios, a neurocientista brasileira revela a explicação: o consumo de alimentos cozidos.


Trecho  de uma entrevista que Suzana Herculano-Houzel concedeu a Fernando Tadeu Moraes, da Folha:
"Entre os primatas, temos o maior cérebro sem sermos os maiores. Grandes primatas com dieta de comida crua não têm energia para sustentar um corpo enorme e um cérebro grande.
Como o tamanho do cérebro acompanha, em geral, o tamanho do corpo, primatas maiores do que nós, como gorilas e orangotangos, deveriam ter o cérebro maior. No entanto, temos o cérebro três vezes maior que o dos gorilas embora os gorilas sejam duas a três vezes maiores do que nós.
Descobrimos uma explicação metabólica para isso. Quando calculamos a quantidade de energia que um primata obtém com a sua dieta de comida crua, vimos que eles não contam com energia suficiente para sustentar um corpo enorme e um cérebro grande - com muitos neurônios.
Deveríamos obedecer à mesma regra, mas nossos ancestrais conseguiram burlar essa limitação. Esse jeito foi a invenção da cozinha, que tornou os alimentos mais fáceis de serem mastigados e digeridos e que permitiu obter mais calorias em menos tempo."
Via 
Obrigado ao engenheiro Carlos José Holanda Gurgel pela remessa de uma cópia desta entrevista.

2 comentários:

Nelson Cunha disse...

A inteligência humana não deriva somente do tamanho do cérebro e sim do número de conexões neuronais. Há cérebros maiores no reino animal e nem por isso são tão inteligentes. Até proporcionalmente há cérebros iguais aos nossos, os ratos por exemplo. Têm volume cerebral de um político ,entre outras semelhanças. A teoria do alimento cozido é plausível e acho que nossos eleitores estão comendo muito alimento cru. Vejam os políticos que elegem, a música que ouvem,os programas de tv mais assistidos e o uso que fazem da internet.


Paulo Gurgel disse...

Tem razão, Nelson.
Mas as comparações feitas na entrevista da Dra. Suzana sobre tamanhos de cérebros estão restritas à ordem Primata.