31 maio, 2013

Quando ideias são perigosas

1
Ruina para la mente
Una creencia no es simplemente una idea que la mente posee, es una idea que posee a la mente.
De @TapasdeCiencia, Enrique Coperías citando Robert Oxton Bolt, escritor britânico

2
Enfim, ideias são perigosas, poderíamos dizer sem muito exagerar. Elas têm o poder de controlar nossas vidas. Por isso, uma postura cética, pela qual busquemos sempre submeter as ideias que mais peso têm sobre nossas vidas a seguros testes de validade disponíveis, é algo tão precioso para a espécie humana. Porém, para nossa infelicidade, apenas muito recentemente em nossa história isso se tornou uma prática entre nós e, o que é ainda pior, uma prática não adotada pela imensa maioria dos 7 bilhões de pessoas que hoje povoam a superfície da Terra. A maioria ainda mantém como verdades absolutas suas ideias pessoais sobre crenças religiosas, sobre a sexualidade, sobre os papéis sociais, sobre os papéis sociofamiliares de cada gênero, sobre a melhor ideologia política, a filosofia mais adequada à vida moderna etc. O maior problema disso, como eu já disse, é que não somos donos de nenhuma dessas ideias; elas é que se fazem donas de nós. Num mundo superpopuloso, onde tantos abraçam cegamente as mais conflitantes visões, o preconceito, o racismo, a misoginia, a impunidade dos pares e a condenação dos diferentes, dentre tantos outros males sociais, revelam-se apenas consequências previsíveis dessa postura acrítica e crédula. Infelizmente.
De O pior de cada um de nós, por Camilo Gomes Jr. - Bule Voador

Comentário de Nelson Cunha
O mundo que vemos não é exatamente assim. Tudo é interpretado.
Pois é sobre um mundo assim tão movediço que construímos nossas "sólidas convicções". Não dá mesmo vontade de rir? Se a vida é uma maravilhosa farsa, viver seriamente é entender que tudo não passa de uma enorme palhaçada.

Um comentário:

Nelson Cunha disse...


O mundo que vemos não é exatamente assim. Tudo é interpretado.
Pois é sobre sobre um mundo assim tão movediço que construímos nossas "sólidas convicções". Não dá mesmo vontade de rir ? Se a vida é uma maravilhosa farsa, viver seriamente é entender que tudo não passa de uma enorme palhaçada.