18 fevereiro, 2013

Apenas comigo?

Você tenta acessar o Google e... epa, está fora do ar? Antes de correr para o Twitter e anunciar a chegada do apocalipse, dê uma passada no Down For Everyone Or Just Me.
O nome do site é descritivo o bastante para se auto-explicar; mas para deixar claro, ele atua como um verificador do status de disponibilidade de sites. Acessando endereços por uma rota diferente da rota do seu computador, o site consegue apontar quando outro endereço está de fato no chão ou se se trata apenas de um problema com seu computador ou operadora. Claro, existe o remoto risco de um site estar inacessível do seu PC e dos servidores do serviço, mas as chances são bem menores do que se ele estivesse indisponível apenas no seu, certo?
Down For Everyone Or Just Me é uma app (do inglês application), nome abreviado de software aplicativo. App é um aplicativo que executa uma função específica em computadores ou dispositivos móveis, como smartphones, sendo voltados ao usuário final. É incapaz de ser executado fora de um sistema operacional, sendo desenvolvido na linguagem nativa ou compatível com a do sistema do dispositivo.
Não se sabe se por vaidade, por uma vontade incontrolável de arruinar boas experiências ou simplesmente pelo desejo inocente de melhorar, uma mania irritante dos desenvolvedores de software é “incluir recursos e funções” em novas versões. Software simples monotarefa? Raros.
O sempre genial Geek and Poke ironizou essa ideia na tirinha abaixo. Embora recorrente, felizmente ela não é regra. Na web ainda podemos encontrar belíssimos apps destinados a uma só tarefa.

Nenhum comentário: