01 dezembro, 2011

Fado é patrimônio da humanidade

Decisão aprovada
Foram precisos pouco mais de cinco minutos para que a decisão do comitê da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura, reunido em Bali, na Indonésia - fosse tomada por unanimidade (os 23 delegados presentes – faltou apenas um – votaram a favor), com grandes aplausos, contou o musicólogo Rui Vieira Nery, presidente da comissão científica da candidatura.
A partir de 27/11/11, o fado não é apenas a canção de Portugal, a canção de Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura e Carminho - é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, mas que também tem muito de universal nos sentimentos que evoca: a dor, o ciúme, a solidão, o amor.
Fonte: Público
Raízes brasileiras?
Segundo alguns especialistas, a canção portuguesa mais tradicional, espalhada pelo mundo por Amália Rodrigues, teria raízes brasileiras. (1)
"Havia a dança do fado no Rio de Janeiro, que foi trazida quando a corte portuguesa que acompanhou D. João VI ao Brasil retornou a Portugal", afirma Sara Pereira.
Outros, porém, contestam essa origem brasileira, defendendo que o fado já tinha surgido no interior de Portugal, bem antes do episódio da transferência da Corte para o Brasil
Seja como for, a verdade é que as relações do fado com o Brasil têm sido estreitas. Amália Rodrigues gravou o seu primeiro disco no Rio de Janeiro. Em 1961, depois de casar com o brasileiro César Seabra, foi morar durante um período no Brasil. Um de seus grandes sucessos foi a transformação em fado da música sertaneja Mãe Preta, criada por Piratini e Caco Velho.
Caetano Veloso, na música Língua, cita a fadista portuguesa Maria da Fé. (2)
Além desses nomes famosos, (3) há outros fadistas no Brasil, cujo trabalho está sendo reunido como consequência do processo de candidatura a patrimônio, num trabalho realizado pelo Museu do Fado.
"Estamos neste momento trabalhando com algumas pessoas no Brasil para reunir a história do fado no século XX no território brasileiro. Há um espólio enorme de fadistas que viviam em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém do Pará e Porto Alegre", conta Carlos do Carmo, o segundo fadista vivo com mais discos vendidos.
"São portugueses que emigraram e não são conhecidos em Portugal. Temos já 50 a 60 fados feitos no Brasil por gente muito interessante", acrescenta.
N. do E.
(1) O pernambucano Antônio Maria, jornalista e compositor, era um dos que tinham tal opinião.
(2) Caetano também compôs o fado Os Argonautas.
(2) Certamente incluídos o brasileiro Chico Buarque e o moçambicano Ruy Guerra, autores de Fado Tropical.



Uma noite guiada em Lisboa pelo "Fado das Horas"
O realizador Diogo Varela Silva aceitou um desafio do Público e deambulou pelas casas de fado de Lisboa durante uma noite para captar a marcha do tempo através do Fado das Horas. Uma viagem pelos recantos da cidade que dão vida ao fado. Aqui.

Nenhum comentário: