22 julho, 2011

Lacônicas

1
A história sobre o Dr. Abernethy e uma de suas pacientes é um clássico. Ele era um homem de poucas palavras e a paciente, uma senhora de meia idade, sabia disso.
Entrando em seu consultório, ela descobriu o braço e disse, simplesmente, "queimadura".
"Um emplastro", indicou-lhe o médico.
No dia seguinte, ela retornou, mostrou-lhe o braço e disse "melhor".
"Manter..."
Alguns dias se passaram até Dr. Abernethy vê-la outra vez. Então, ela disse:
"Ótimo. E seus honorários?"
"Nada", respondeu o médico, explodindo numa loquacidade incomum. "Você é a mulher mais sensata que eu já conheci em minha vida!"
William Walsh Shepard, Handy-Book of Literary Curiosities, 1892

2
Uma ordem religiosa incluía entre suas exigências o voto de silêncio. Um adepto só podia quebrá-lo uma vez a cada dez anos. Nessa ocasião, ele procurava o superior da congregação, dizia duas palavras e, em seguida, ficava calado por mais dez anos.
Um deles fez as quebras permitidas de silêncio, nas três vezes a que teve direito, com as seguintes palavras: "cama dura", "comida ruim" e "vou embora".
"Vá mesmo, você não se adaptou aqui nestes trinta anos", respondeu-lhe o superior.
Foi uma resposta meio longa para o padrão da ordem, reconheço, mas se tratava de se livrar de um espírito por demais rebelde.
PGCS

3 
Lacônico é o que é dito em poucas palavras, de forma breve, resumida, sintética. Homens de poucas palavras, quase taciturnos e algos rudes eram os antigos habitantes da Lacônia, parte do Peloponeso, de que Esparta era a capital. Diz-se, para exemplificar, que um ateniense enviado como arauto levou-lhes esta advertência: "Se chegarmos a essa cidade, nós a arrasaremos." E a resposta foi meramente esta: "Se..."
(apud Raimundo Magalhães Jr.)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paulo,
Semana passada operei uma menina de seis aninhos. Tinha um tumor de pálpebra e usei anestesia local porque a mãe garantiu que a garotinha iria colaborar.
Conversei minutos antes com a paciente mirim e me certifiquei de que se tratava de uma personalidade especial: tranquila, decidida e inteligente.
Acompanhe uma parte do diálogo.
- Doutor! Posso dizer pelo menos "ai" durante a operação?
- Claro que pode. Pode até chorar.
- Chorar, não choro.
Acredite que disse dois "ais" durante o período e nada mais. Nem uma lágrima, nem um movimento, nada, nada.
Está a caminho de se tornar a mulher ideal: calada e sem frescuras.
Nelson Cunha



A propósito, Nelson:
Os japoneses consegiram desenvolver um modelo de câmera fotográfica ultra-rápida. É uma máquina que consegue tirar a fotografia de uma mulher com a boca fechada.
PGCS

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Semana passada operei uma menina de seis aninhos. Tinha um tumor de pálpebra e usei anestesia local porque a mãe garantiu que a garotinha iria colaborar.
Conversei minutos antes com a paciente mirim e me certifiquei de que se tratava de uma personalidade especial: tranquila,decidida e inteligente. Acompanhe uma parte do diálogo.

-Doutor ! Posso dizer pelo menos " ai " durante a operação?
-.Claro que pode. Pode até chorar.
- Chorar , nao choro.

Acredite que disse dois " ai " durante o período e nada mais. Nem uma lágrima,nem um movimento, nada,nada.

Está a caminho de se tornar a mulher ideal: calada e sem frescuras.