06 junho, 2011

O estelionato permitido


"O que é assaltar um banco comparado com fundar um banco?
Bertold Brecht

Era uma vez um empreendedor de visão em uma cidadezinha brasileira.
Na cidadezinha, existia uma boa quantidade de pequenos imóveis residenciais praticamente abandonados, sem uso.
Então, o empreendedor propôs aos donos que, por uma pequena quantia, ele administraria esses imóveis.
Assim foi. Mensalmente, os donos dos imóveis pagavam uma taxa quase simbólica e o empreendedor alugava os imóveis para terceiros.
O negócio prosperou rapidamente e o empreendedor viu o lucro da imobiliária que fundou, crescer de forma rápida e exponencial.
Aí vieram a polícia e a justiça, interditaram a imobiliária, confiscaram os bens do empreendedor, bloquearam suas contas bancárias e prenderam-no.
Interrogado porque não repassava o dinheiro do aluguel para os donos dos imóveis, respondeu:
- Porque não somos uma imobiliária comum, somos um Banco Imobiliário. O senhor já viu algum banco repassar o aluguel do dinheiro que nós depositamos lá? Eles cobram um monte de taxas apenas para manter minha conta corrente, alugam meu dinheiro para terceiros, pago caro quando eu preciso alugar algum dinheiro e o banco nunca sequer mandou um cartão de agradecimento por utilizar o que é meu em proveito próprio.
E finalizou:
- E eu fui preso por fazer exatamente a mesma coisa? Quando o senhor vai obrigar os banqueiros a me repassar o aluguel do MEU dinheiro?

Fernando Gurgel Filho

Nenhum comentário: