13 dezembro, 2009

O livro que abalou o mundo de José Mindlin

Em sua longa existência, lendo uma média de cem livros por ano, José Mindlin teria mesmo de enfrentar grandes dificuldades para a escolha do tal livro. Depois de refletir sobre uma infinidade de obras lidas, ele chegou, por fim, a estes dois gigantes da literatura francesa: Balzac (La comédie humaine) e Proust (À la recherche du temps perdu) . E optou por Balzac como poderia, sem prejuízo para sua avaliação, ter escolhido Proust.
Composta de cerca de noventa romances e novelas, Comédie foi o produto de um trabalho desesperado de Honoré de Balzac. Durante quase vinte anos, o escritor francês fez uma descrição panorâmica da sociedade em que vivia, utilizando-se de mais de mil personagens que aparecem e reaparecem nas diversas histórias.
E, nesta obra de Balzac, o bibliófilo Mindlin considera Père Goriot o romance mais marcante.
Pére Goriot é a história de um próspero empresário que doou todo seu patrimônio a duas filhas, confiando em receber delas carinho e apoio. Elas, no entanto, casam com dois nobres e o abandonam completamente. Na decadência do pai, apesar de suas súplicas, nem sequer o visitam. E, quando ele morre, as filhas limitam-se em mandar duas carruagens vazias para acompanhar o séquito.
Declarando-se impressionado pela ambição e maldade humanas presentes em Père Goriot, e estabelecendo uma comparação com a peça Rei Lear, de Shakespeare, a provável fonte de inspiração para o romance, a narrativa de Balzac, segundo Minlin, é ainda mais cruel. Por ignorar o papel de uma Cordélia (PGCS).

Referência: "10 livros que abalaram meu mundo", Casa da Palavra

Nenhum comentário: