23 outubro, 2009

Pela blogosfera - 34

Transcrito do Consciência Acadêmica, blog de Ynot Nosirrah:

Querido jaleco
"Você deve estar lembrado de que, na postagem anterior (http://conscienciaacademica.blogspot.com/2009/10/monday-monday.html), eu disse que os médicos estão cada vez mais deixando de usar o jaleco no local de trabalho. Pois bem, ontem, estava eu tomando café-da-manhã no refeitório do hospital, quando um certo médico ginecologista, que eu não me lembro quando foi a última vez que o vi de jaleco, disse para outro médico que estava na mesa que, no seu tempo de interno, ninguém podia adentrar seu hospital-escola, nem mesmo o diretor do hospital, sem um crachá. Não sei por que ele falou isso. Eu só prestei atenção na conversa a partir do momento em que ele falou isso. Talvez porque tenha perguntado a alguém porque os internos não usam crachá. Então, pensei com meus botões, que, se há médicos que entram no hospital sem jaleco e que, se entrassem só de cueca, ninguém chiaria, imagine sem crachá.
Talvez esse desuso do jaleco tenha alguma influência da série de TV Dr. House. O protagonista, que atende pelo nome do programa, não usa jaleco, é antiético, mal-educado, frio, sarcástico, fanfarrão, faz o que lhe der na telha dentro do seu hospital e desmoraliza a diretora do lugar. Mesmo assim, ele desperta a tolerância entre os que estão ao seu redor e a simpatia dos telespectadores por conta de sua genialidade e criatividade. Mas não era bem sobre isso que eu queria teclar agora. Depois eu escrevo mais coisas interessantes sobre a série.
Voltando à questão dos jalecos, questionei duas autoridades cearenses em educação médica sobre a tradição do uso do jaleco, se ela deve ser mantida ou não. Eles me prometeram respostas em seus blogues http://preblog-pg.blogspot.com/, http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/ e http://blogdopg.blogspot.com/. Por sinal, eu já comentei sobre uma dessas autoridades em http://conscienciaacademica.blogspot.com/2008/07/podia-ser-um-blogueiro.html.
Eu fiz a eles as seguintes indagações:
'...o que os senhores pensam sobre o jaleco? Qual a importância de usar jaleco? Tenho observado que os médicos pouco a pouco estão querendo abolir o jaleco. Muitos médicos, em diversas especialidades, especialmente na psiquiatria, não usam mais ou nunca usaram jaleco em serviço. Nunca vi um psiquiatra usando jaleco em canto algum. Nas outras especialidades, como nefrologia, infectologia, gineco-obstetrícia, hematologia, reumatologia, neurologia, oncologia, entre outras, existem profissionais que não usam jaleco, enquanto os residentes e os internos são obrigados a suportar diariamente um "gibão branco" feito de tecido incompatível com nosso clima tropical, senão são barrados nas portas dos serviços. Em Sobral, já houve até staff passando visita na enfermaria calçando chinelos. Ai de mim se eu fizesse isso."
"Sobre o jaleco, o que os senhores acham? Devemos continuar militando em defesa deste costume para não permitir que ele sucumba nas próximas gerações de médicos, apesar de alguns acharem que não precisam mais dele para serem identificados como médicos? Da minha parte, vou manter este costume, independentemente de minha especialidade. Só não concordo com quem desfila de jaleco fora do ambiente de trabalho, transportando microorganismos.'

Confira a resposta de um deles em http://blogdopg.blogspot.com/2009/09/o-uso-do-jaleco.html.
Para minha surpresa, encontrei uma referência ao meu blog em um dos blogues dos irmãos Gurgel (http://gurgel-carlos.blogspot.com/2008/08/mdicos-blogueiros-no-cear.html). Sinto-me honrado com isto. Só me resta conhecê-los pessoalmente. Obrigado.

Nenhum comentário: