20 outubro, 2009

Falece Socorro Távora

Faleceu hoje, aos 65 anos, a médica Maria do Socorro Távora de Sousa. O fato se deu em Baturité, onde a profissional trabalhava nos últimos meses, como integrante de uma das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município.
Socorro Távora formou-se em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1971. A seguir, fixou residência em Teresina, onde constituiu família e ocupou vários cargos, inclusive o de professora da Universidade Federal do Piauí.
Com a sua aposentadoria no serviço público, retornou a nosso estado para residir e trabalhar. Há alguns anos, quando fui a Pacoti ministrar um curso sobre o controle da tuberculose, tive a honra de tê-la entre os alunos. Socorro Távora estava prestando serviços no PSF desse município e era a primeira vez que nos reencontrávamos após formados (fomos colegas de turma na UFC).
Faleceu Socorro Távora quando estava prestes a iniciar mais um dia de atendimento no PSF de Baturité, seu último local de trabalho. E, velando o seu corpo na Santa Casa de Baturité, todos os companheiros de trabalho destacavam a sua competência profissional e a sua dedicação aos pacientes (o que eu já sabia).
Descanse em paz, amiga.

O seu sepultamento está previsto para amanhã, às 8 horas, no cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio.
Baturité-CE

2 comentários:

Ray Silveira disse...

Era amiga, colega (uma turma depois da minha) e trablhamos juntos no H J F. Que surpresa triste! De que ela morreu?
Raymundo Silveira
raysilveira@uol.com.br

Paulo Gurgel disse...

Meu caro Ray Silveira, olá.
Socorro Távora passou mal numa manhã em que, estando hospedada no Hotel Olho D'água, em Baturité, preparava-se para mais um dia de trabalho no PSF do município.
Conduzida para a Santa Casa local não sei se chegou lá ainda com vida. Desconhece-se qual foi a causa mortis.
Socorro e eu fomos colegas de turma na Faculdade de Medicina (concludentes de 1971) e ela era uma excelente profissional.
Um abraço.