30 setembro, 2007

Luiz Sá – 100 anos

Visitei quarta-feira (26/09) no Centro Cultural do Banco do Nordeste a exposição Luiz Sá – 100 anos. Uma exposição organizada em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Sá, cartunista e ilustrador, nascido em 1907 no Ceará, que encantou o Brasil com o humor ingênuo e puro dos seus desenhos.
Luiz Sá, nas décadas de 1930, 40 e 50, criou histórias em quadrinhos e colaborou com diversas revistas como O Malho, Careta, Fon-Fon e O Tico-Tico. Nas páginas de O Tico-Tico, foram publicadas as aventuras de Réco-Réco, Bolão e Azeitona, os seus personagens de maior popularidade. Além disso, atuou como ilustrador de livros infantis, como ocorreu em “Gigi e Gogô”, uma historieta contada em quatro idiomas.
Luiz Sá foi também um nome ligado à Publicidade. Hajam vistas as séries de figurinhas que fez para o Chiclete Ping Pong, os anúncios para a Campanha do Leite, os cartazes e os almanaques para o Serviço Nacional de Educação Sanitária (o SNES do qual foi funcionário), os calendários e outros trabalhos avulsos.
Foi pioneiro do desenho animado no Brasil. Em 1938 e 39, Luiz Sá realizou os dois primeiros filmes de animação do País. Depois dessas experiências, passou a desenhar as ilustrações de jornais cinematográficos (os quais, antes do advento da televisão, desfrutavam de grande aceitação pelo público).
Em 1975, Roberto Machado Jr. gravou em 35 milímetros uma curta-metragem sobre Luiz Sá. Convertido para DVD, o filme é uma atração à parte numa das salas da exposição no Centro Cultural. No filme, Luiz Sá é visto fazendo uma “ponta”, no papel de um pintor, em uma película produzida pelo humorista Zé Trindade.
Faleceu Luiz Sá em 14 de novembro de 1979, debruçado sobre a sua prancheta de desenho, quando realizava mais um dos seus trabalhos. Será eternamente lembrado pelo traço inconfundível com que criava os seus “bonecos redondos”, recebidos sempre com empatia e carinho pelo público brasileiro.
A exposição, que tem a competente curadoria de Weaver Lima, reúne em dois andares do Centro Cultural cerca de 150 trabalhos entre reproduções e originais, além de outros documentos que mostram a vida e a obra de Luiz Sá.
A entrada é franca.
Serviço
Período: 18 de setembro a 4 de novembro.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro de Fortaleza
Telefone: 3464 3177
Leituras recomendadas
1) Luis Sá: um desenhista a serviço da saúde. Aqui.
2) Centenário Luiz Sá (artigo de Júlia Lopes, no Diário do Nordeste de 18/09/07). Aqui.

Um comentário:

MAIZENA70 disse...

Paulo: parabéns pela iniciativa de registrar o trabalho do Chargista mais querido do Brasil, que encantou gerações com seu humor e fazendo escola para futuros cartunistas. Luis Sá era festejados pelos espectadores do cine jornal ATUALIDADES ATLÂNTIDA quando fazia desenhos apresentando o resultado do campeonato de futebol . o público delirava numa explosão de risos.