Antes de haver uma queda de bola comemorativa no centro de Nova Iorque para a contagem regressiva do Ano Novo, havia "time balls" (bolas do tempo) em uso por observatórios navais ao longo das costas e em pontos de observação elevados em muitos países. Essas grandes bolas no topo de edifícios e torres eram visíveis por quilômetros e foram criadas como uma forma de todos concordarem com o tempo. Quando a bola começava a cair as pessoas sabiam que seria 1 da tarde (ou meio-dia nos Estados Unidos).
Você provavelmente já viu um punhado dessas bolas do tempo pessoalmente em prédios históricos, ou por meio de sua pesquisa olhando fotos e cartões postais antigos. Seja qual for o caso, você as notará o tempo todo agora!
A primeira bola de tempo do mundo foi testada em 1829 em Portsmouth, Inglaterra, pelo Almirantado Britânico, influenciado por um oficial chamado Robert Wauchope, que queria um sinal visual da costa para os marinheiros ajustarem seus cronômetros - em oposição à prática da época de dar a hora por sons de tiros (Kinns, Fuller e Bateman). Alguns anos depois, "uma das primeiras bolas de tempo, instalada em 1833 no Observatório Real de Greenwich, fora de Londres, Inglaterra, caía diariamente à 1 da tarde para que os capitães dos navios que passavam no Rio Tâmisa pudessem conferir a hora em seus cronômetros. Como normalmente apenas os ricos possuíam relógios pessoais, o resto da população contava com relógios de sol locais, e as bolas de tempo forneceram uma solução para padronizar o tempo real." (Matthias, Britannica ). Além disso, aqueles que tinham relógios podiam ajustá-los com precisão rastreando essas bolas de tempo.
Cada vez mais pessoas precisavam determinar a hora exata, especialmente com o crescimento das ferrovias e a necessidade de pegar trens, além da crescente força de trabalho industrial, com funcionários marcando ponto de entrada e saída de seus empregos.
"A primeira bola de tempo estabelecida nos Estados Unidos foi lançada da cúpula do Observatório Naval em Washington em 1855. A bola de tempo de Nova York, estabelecida em 1877, é lançada ao meio-dia de Nova York, por um sinal elétrico, enviado do Observatório Naval em Washington. Foi erguida e é mantida pela Western Union Telegraph Company, e é lançada de seu prédio na Broadway." (Pritchett). Curiosamente, isso foi antes do estabelecimento de fusos horários nos Estados Unidos, e o horário local em Washington era diferente do de Nova York.
No início do século XX, havia centenas, se não mais, dessas bolas de tempo, como este artigo de jornal de 1901 compartilha que "...para manter o país bem regulado no que diz respeito ao tempo, o observatório naval se compromete a corrigir os relógios do país. Quando a hora do meio-dia bate no observatório, sinais elétricos são enviados para todas as partes do país, e mais de 70.000 relógios são simultaneamente ajustados exatamente para a hora do meio-dia...Ao mesmo tempo, milhares de bolas de tempo ao longo da costa lançam seus sinais para indicar aos marinheiros e outros que a hora do meio-dia chegou" (Washington Standard, 1901).
http://www.startresearching.com/blog/why-do-we-drop-a-ball-in-times-square-on-nye
Nenhum comentário:
Postar um comentário