10 outubro, 2025

Vida que segue

ah, vida que segue
sem ao menos apressar
o passo de um jegue
(haicai)
A expressão "vida que segue" em língua portuguesa é comumente usada para transmitir a ideia de que, apesar dos desafios, dificuldades ou mudanças, a vida continua e é preciso seguir em frente. Ela carrega um sentido de adaptação às circunstâncias, muitas vezes sugerindo que não há como parar o fluxo natural da vida mesmo diante das adversidades.
Life goes on (inglês), la vida sigue (espanhol), la vie continue (francês), la vita va avanti (italiano), das Leben geht weiter (alemão) etc. Essas expressões mostram que a ideia da "vida que segue" é universal, presente em diferentes culturas e idiomas, sempre carregando um sentido de resiliência e aceitação do fluxo natural da vida.
Ah, a "vida que segue"! É como se o universo dissesse: "Olhe, meu amigo, hoje não é seu dia, mas o show precisa continuar. E você está escalado para o papel principal."
Ela simplesmente avança, arrastando você junto — como uma esteira rolante que não tem botão de parar e que, de vez em quando, joga um obstáculo em seu caminho só para ver você dançar.
Mas a verdade é que a melhor estratégia é entrar na dança. Aceitar que alguns dias vão ser tão absurdos que virarão histórias para contar no happy hour. No grande esquema das coisas, um pé na jaca que acontece hoje e pode virar anedota amanhã.
A vida que segue é aquela mestra sarcástica que lhe ensina todos os atos de pura rebeldia existencial.
Vida que segue... era o bordão com que João Saldanha pontuava seus artigos publicados na imprensa brasileira.
É o título do CD e DVD de Zeca Pagodinho, lançado em 2013, para comemorar os 30 anos de carreira do cantor.
Recomeços... e assim a nossa vida segue... se aperfeiçoando sempre e edificando nossa essência a cada superação!
A expressão volta e meia aparece em poemas, títulos de contos e crônicas , romance e até mesmo no prefácio deste livro ("Brilhos"). Reforçando sua carga emocional e filosófica, e remetendo à ideia de algo que persiste e segue. Assim como a vida.
A vida que segue? Sim, a vida consegue. E eu sigo junto.
Paulo Gurgel

Nenhum comentário: