11 novembro, 2024

Fé em Encélado e pé na tábua

(Quem foi Enceladus?)

A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de tornar público o estudo com o qual procurou escolher o objetivo da sua próxima missão tipo L, que será a L4. O alvo principal escolhido é Encélado (nome de um gigante da mitologia grega), uma das luas de Saturno. Quanto a Titã, já é a próxima opção. E Europa, que também estava sob consideração, foi finalmente descartada porque tanto a sonda JUICE da ESA como o Europa Clipper da NASA já a têm como alvo.
As missões L, para Large, são as mais ambiciosas e complicadas da agência. As anteriores são: JUICE, um orbitador de Júpiter e Ganimedes que já está viajando em direção a seu destino; Athena , um observatório de raios X com lançamento previsto para 2035; e LISA, um observatório de ondas gravitacionais baseado no espaço com lançamento previsto para 2035.
A conclusão do relatório foi que Encélado é a lua mais interessante para L4 do ponto de vista científico, porque existem lá, pelo que sabemos, as três condições para um ambiente potencialmente habitável acolher vida. Pelo menos a vida como a conhecemos: a presença de água líquida, uma fonte de energia e um conjunto específico de elementos químicos como carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. Os gêiseres que emergem de sua crosta congelada são ricos em compostos orgânicos; e o oceano abaixo da sua superfície gelada também parece abrigar uma poderosa fonte de energia.
O objetivo é que, seja qual for a lua escolhida, L4 decole na primeira metade da década de 2040 para chegar a Saturno cerca de dez anos depois. A verdade é que os prazos destas missões começam a nos deixar bastante tontos: eles estão confiando também em nós por muito tempo.
(https://www.microsiervos.com/archivo/espacio/agencia-espacial-europea-encelado-destino-proxima-gran-mision.html)

Nenhum comentário: