Em 1888, Bly sugeriu ao seu editor no New York World que ela fizesse uma viagem ao redor do mundo, tentando transformar o fictício "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1873) em fato pela primeira vez. Um ano depois, às 9h40 do dia 14 de novembro de 1889, e com dois dias de antecedência, ela embarcou no Augusta Victoria, um navio a vapor da Hamburg America Line, e iniciou sua jornada de 40.070 quilômetros. Ela levou consigo o vestido que estava usando, um sobretudo resistente, várias mudas de roupa íntima e uma pequena bolsa de viagem com seus itens de higiene pessoal. Ela carregava a maior parte de seu dinheiro (£ 200 em notas de banco inglesas e ouro, bem como algumas moedas americanas) em uma bolsa amarrada ao pescoço.
O jornal Cosmopolitan, de Nova Iorque, por sua vez, patrocinou sua própria repórter, Elizabeth Bisland, (1861 - 1929) para bater os tempos de Phileas Fogg e Bly. Bisland viajaria na direção oposta ao redor do mundo, começando no mesmo dia em que Bly partiu. Bly, no entanto, não sabia da jornada de Bisland até chegar a Hong Kong. Ela descartou a competição. "Eu não participaria", disse ela. "Se outra pessoa quiser fazer a viagem em menos tempo, isso é problema dela." Para manter o interesse pela história, o World organizou um "Nellie Bly Guessing Match" em que os leitores foram solicitados a estimar o tempo de chegada de Bly, com o Grande Prêmio consistindo de uma viagem à Europa.
Durante suas viagens ao redor do mundo, Bly passou pela Inglaterra, França (onde conheceu Júlio Verne em Amiens), Brindisi, Canal de Suez, Colombo (Ceilão), os Estreitos de Penang e Cingapura, Hong Kong e Japão. O desenvolvimento de redes de cabos submarinos eficientes e o telégrafo elétrico permitiram que Bly enviasse relatórios curtos do progresso, embora despachos mais longos tivessem que viajar por correio regular e, portanto, muitas vezes sofressem atrasos de várias semanas.
(sobre o encontro real de Nellie Bly com Júlio Verne).
Bly viajou usando navios a vapor e os sistemas ferroviários existentes, o que causou contratempos ocasionais, particularmente na parte asiática de sua corrida. Durante essas paradas, ela visitou uma colônia de leprosos na China e, em Cingapura, comprou um macaco.
Como resultado do mau tempo em sua travessia do Pacífico, ela chegou a São Francisco no navio RMS Oceanic da White Star Line em 21 de janeiro, com dois dias de atraso. No entanto, depois que o dono da World, Pulitzer, fretou um trem particular para trazê-la para casa, ela voltou para Nova Jersey em 25 de janeiro de 1890, às 15h51.
Pouco mais de 72 dias após sua partida de Hoboken, Bly estava de volta a Nova York. Ela havia circunavegado o globo, viajando sozinha por quase toda a viagem. Bisland estava, na época, ainda cruzando o Atlântico, apenas para chegar a Nova York quatro dias e meio depois. Ela também havia perdido uma conexão e teve que embarcar em um navio lento e antigo (o Bothnia), no lugar de um navio rápido (Etruria). O navio de Bisland não chegou a Manhattan até 30 de janeiro. Ela completou sua viagem em 76 dias e meio, também à frente do recorde ficcional de Fogg.
A jornada de Bly foi um recorde mundial, embora tenha sido superado alguns meses depois por George Francis Train, cuja primeira circunavegação em 1870 possivelmente foi a inspiração para o romance de Verne. Train completou a viagem em 67 dias, e em sua terceira viagem em 1892, em 60 dias.
https://en.wikipedia.org/wiki/Nellie_Bly
https://en.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Bisland
Nenhum comentário:
Postar um comentário